Seguindo as orientações da atividade, elaborei o passo a passo para estruturar meu novo cronograma de postagens, com base nas necessidades atuais do negócio:
Passo 01 – Analisar os dados
Revisei minhas postagens anteriores, observando engajamento, alcance e cliques. Identifiquei que os conteúdos com maior performance foram aqueles que traziam dicas práticas, cases reais e CTAs claros. Esses posts atraíram principalmente profissionais interessados em estratégias aplicáveis ao dia a dia.
Passo 02 – Extraindo insights com o ChatGPT
Com base nessa análise, levei para o ChatGPT um resumo dos temas que performaram melhor, pedindo apoio para criar novos conteúdos direcionados ao meu público. Solicitei sugestões de postagens específicas para cada etapa do funil de marketing, alinhadas à persona do meu negócio.
Passo 03 – Criar um novo cronograma
A partir dos insights gerados, defini um cronograma de 2 semanas, focado em conteúdos curtos, objetivos e de fácil compartilhamento. O público-alvo principal são profissionais que buscam soluções rápidas e práticas para seus desafios.
Passo 04 – Tabela de cronograma
Organizei o cronograma sugerido em uma tabela no Google Sheets, com colunas para:
Data da postagem
Tema/Título
Formato (post, carrossel, vídeo curto, etc.)
Objetivo (reconhecimento, consideração ou conversão)
CTA
Assim, a equipe consegue visualizar de forma clara e colaborativa os próximos passos da comunicação.
Esse processo garante que o novo cronograma seja mais estratégico, objetivo e diretamente conectado ao histórico de sucesso das postagens já realizadas.