1
resposta

"Consertando" os tipos dos objetos

Eu vi a solução do instrutor, mas se usar o atributo dtypes no dataframe gerado, veremos que todas as colunas foram tratadas como objetos e não como valores. No caso, eu acho que o problema deriva dos números estarem com vírgula ao invés de ponto decimal, o que me fez alterar o código para o seguinte:

dados_sus=pd.read_csv(url_sus, sep=';',encoding='ISO-8859-1', engine='python', skiprows=3, skipfooter=9, decimal=',', thousands='.', index_col=0)

Isto resolveu a questão e todas as colunas foram tratadas como float64. Está certo, não está?

1 resposta

Oi Ricardo, tudo bem?

Isso mesmo! Quando você usa o parâmetro decimal=',' no read_csv, está informando ao Pandas que os números no arquivo CSV usam a vírgula como separador decimal, o que é comum em muitos países. Isso ajuda a converter corretamente os valores para o tipo float64 ao invés de object.

Parabéns! O seu código está configurado corretamente para lidar com esses aspectos. Obrigada por compartilhar aqui no fórum, com certeza poderá ajudar outros alunos!

Continue empenhado e não hesite em retornar ao fórum sempre que tiver dúvidas ou quiser compartilhar mais insights. Abraços e bons estudos!