Não tenho permissão da minha empresa para baixar um SGBD, eu conseguiria fazer o processo todo no python?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não tenho permissão da minha empresa para baixar um SGBD, eu conseguiria fazer o processo todo no python?
Ei! Tudo bem, Rafaela?
Sim, você consegue fazer todo o processo apenas com Python, exatamente como foi mostrado na aula.
A consulta SQL é escrita como uma string na variável query, e depois usamos pd.read_sql(query, engine) para executar essa consulta. Ou seja, o SQL está sendo usado dentro do próprio ambiente do Python, no Colab, sem necessidade de instalar um sistema de banco de dados na sua máquina.
O ponto principal é ter o engine, que representa a conexão com o banco que está sendo utilizado no projeto da aula. A partir disso, você consegue fazer a consulta com SELECT, salvar o resultado com to_sql() e ler a tabela completa com pd.read_sql_table(), normalmente.
Então, você pode reproduzir o fluxo da aula sem problemas com SGBDS externos.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que surgir, compartilhe conosco.
Bons estudos e até mais!