Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Conexão Web

Não estou conseguindo importar o arquivo pela web (aula 1 - conectando aos datasets). Segui todos passos utilizando o Google Drive, mas mesmo assim, o power bi desktop não identificou o link que eu publiquei na web. Outra dúvida, É normal que as pastas estejam zipadas? No vídeo não mostra que as pastas estejam assim. Desde já, agradeço.

5 respostas
solução!

Olá, Otavio! Tudo bem?

O Power BI oferece a opção de importar diretamente pelo Google Planilhas, é uma forma mais fácil de importar do que pela URL.

Para isso, você pode realizar os seguintes passos:

  1. Primeiramente, clique no botão Obter dados:

    Captura de tela do botão de Obter dados do Power BI.

  2. Após a janela para escolher a fonte de dados abrir, pesquise por Planilhas Google, clique na opção e depois em Conectar:

    Captura de tela da opção de Planilhas Google na janela de Obter Dados do Power BI.

  3. Quando você clicar Conectar, uma janela informativa irá aparecer, basta clicar em Continuar:

    Captura de tela do aviso sobre a conexão com o Planilhas Google.

  4. Em seguida, basta copiar a URL da sua planilha, da barra do seu navegador mesmo, e colar no campo de URL na próxima janela que irá aparecer no Power BI e clicar em OK:

    Captura de tela da janela para inserir a URL da planilha para realizar a conexão.

  5. Agora é só seguir com os tratamentos realizados no curso.

Com relação aos arquivos zipados, você se refere aos dados que você baixou? Se sim, é normal que você baixe uma pasta zipada.

 

Espero ter ajudado, Otavio. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Uma dúvida, quando realizei esse processo eu fiz um upload no Google Drive e segui os passos acima, no entanto, não acredito que tenha dado certo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Otavio!

Você precisa fazer os tratamentos para colocar a primeira linha como cabeçalho. Esse processo é feito na atividade 02 - Transposição de tabela, na aula 3. Para ser mais específico, essa etapa começa no minuto 4:50.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Obrigado Marcelo. No Power Bi que estou utilizando nao possui a opção ´Ferramentas de Registro´ para eu formatar essa tabela e meu arquivo esta diferente do arquivo (olist_products_dataset) mostrado no vídeo.

Você pode clicar no botão à esquerda da primeira coluna, e depois clicar na opção Usar a primeira linha como cabeçalho, como você pode conferir abaixo:

Captura de tela da opção de Usar a primeira linha como cabeçalho da tabela do Power BI.

Mas não se esqueça de realizar os outros tratamentos, como colocar o espaço entre as palavras, colocar as primeiras letras das palavras em maiúsculo, entre outras que foram feitas no vídeo, para que sua tabela fique igual a do curso.

Qualquer dúvida com relação a algum tratamento, sinta-se à vontade para perguntar.

Bons estudos!