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Conclusão do Jogo no P5 (Personalizado).

Finalizando com sucesso o jogo no P5, vou deixar aqui o gabarito e compartilhar o link para quem quiser ver como ficou!

Link https://editor.p5js.org/Francisco-2022/full/a4n8oBuqJ

Gabarito

//imagem de fundo
let imagem;

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 17;
let raio = diametro / 2;

//variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

//variáveis da  raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let tlRaioRaquete = 10;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let dOponenteBolinha = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload() {
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  imagem = loadImage("1.jpg");
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(imagem);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOpononente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha() {
  stroke(255);
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  stroke(0);
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, tlRaioRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (
    xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
    yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
    yBolinha + raio > yRaquete
  ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(
    x,
    y,
    raqueteComprimento,
    raqueteAltura,
    xBolinha,
    yBolinha,
    raio
  );
  if (colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOpononente() {
  velocidadeYOponente =
    yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - dOponenteBolinha;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  if (pontosDoOponente > meusPontos) {
    dOponenteBolinha = 100;
  }
  if (pontosDoOponente < meusPontos && dOponenteBolinha > 50) {
    dOponenteBolinha -= 3;
  }
}

function incluiPlacar() {
  stroke(255, 99, 71);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 99, 71));
  rect(130, 10, 40, 20, 5);
  fill(255);
  text(meusPontos, 150, 26);
  fill(color(255, 99, 71));
  rect(430, 10, 40, 20, 5);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 450, 26);
}

function marcaPonto() {
  if (xBolinha > 590) {
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10) {
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1;
    if (chanceDeErrar >= 39) {
      chanceDeErrar = 40;
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1;
    if (chanceDeErrar <= 35) {
      chanceDeErrar = 35;
    }
  }
}
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Oi oi, Francisco! Tudo certo?

Nossa, o seu trabalho ficou incrível! Muito obrigada por compartilhar conosco!

Está belíssimo! Parabéns pela customização excelente, continue no foco que você vai longe!!!

Um grande abraço e bons estudos!