Finalizando com sucesso o jogo no P5, vou deixar aqui o gabarito e compartilhar o link para quem quiser ver como ficou!
Link https://editor.p5js.org/Francisco-2022/full/a4n8oBuqJ
Gabarito
//imagem de fundo
let imagem;
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 17;
let raio = diametro / 2;
//variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let tlRaioRaquete = 10;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let dOponenteBolinha = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
imagem = loadImage("1.jpg");
trilha.loop();
}
function draw() {
background(imagem);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOpononente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
stroke(255);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
stroke(0);
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, tlRaioRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (
xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete
) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(
x,
y,
raqueteComprimento,
raqueteAltura,
xBolinha,
yBolinha,
raio
);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOpononente() {
velocidadeYOponente =
yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - dOponenteBolinha;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
if (pontosDoOponente > meusPontos) {
dOponenteBolinha = 100;
}
if (pontosDoOponente < meusPontos && dOponenteBolinha > 50) {
dOponenteBolinha -= 3;
}
}
function incluiPlacar() {
stroke(255, 99, 71);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 99, 71));
rect(130, 10, 40, 20, 5);
fill(255);
text(meusPontos, 150, 26);
fill(color(255, 99, 71));
rect(430, 10, 40, 20, 5);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 450, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1;
if (chanceDeErrar >= 39) {
chanceDeErrar = 40;
}
} else {
chanceDeErrar -= 1;
if (chanceDeErrar <= 35) {
chanceDeErrar = 35;
}
}
}