1
resposta

Comunicação Facial

Eu percebo que tenho uma questão que preciso entender melhor durantes reuniões e conversas da equipe , como posso manter meu rosto e minhas expressões de uma maneira mais assertiva e controlada.

Pois entendo que em alguns momentos acabo me expressando muito e pode ser prejudicial em alguns momentos.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Leandro!

Que reflexão fantástica e que nível de autoconsciência impressionante. Essa é uma das habilidades de comunicação mais sutis e, ao mesmo tempo, mais poderosas de se desenvolver. Parabéns por essa percepção tão clara.

Isso é algo que sempre tive muita dificuldade também, por ser muito expressivo em momentos que não deveria

Sua preocupação é muito pertinente. O objetivo não é se tornar inexpressivo ou criar uma "máscara", o que poderia ser interpretado como desinteresse ou frieza. O objetivo, como você bem colocou, é ter uma comunicação facial mais assertiva e controlada, ou seja, garantir que sua comunicação não verbal esteja alinhada com sua intenção e com a mensagem verbal que você quer passar.

Aqui estão algumas estratégias práticas e um plano de ação para te ajudar a treinar essa habilidade.

1. O Ponto de Partida: A Autoconsciência
    Antes de controlar, é preciso conhecer. O primeiro passo é entender quais são suas reações padrão.

Grave-se: A forma mais poderosa de se analisar é se gravando. Pegue seu celular, finja que está em uma reunião e fale por 2-3 minutos sobre um tema do trabalho que gere alguma paixão (ou frustração). Depois, assista ao vídeo sem som. Observe apenas seu rosto. O que ele comunica? Surpresa? Ceticismo? Frustração?

Peça Feedback Confiável: Escolha um colega de trabalho em quem você confia e seja direto: "Estou tentando melhorar minha comunicação não verbal. Na próxima reunião, você poderia observar minhas expressões e me dar um feedback honesto depois, em particular?".

1. Técnicas Práticas para Usar Durante Reuniões
    Desenvolva uma "Expressão Neutra Ativa": O estado "padrão" do seu rosto não precisa ser um "poker face" sem emoção. O ideal é uma expressão de escuta ativa e engajada.
  • Como é: Contato visual suave com quem está falando. Sobrancelhas relaxadas (evitar franzir a testa). Lábios fechados, mas sem tensão na mandíbula. Uma leve inclinação da cabeça para mostrar interesse.

Use a Concordância com a Cabeça (Nodding): Quando alguém estiver falando algo que você entende ou processa, faça movimentos lentos e sutis de concordância com a cabeça. Isso é uma expressão controlada e muito assertiva, pois comunica "Estou com você, estou ouvindo e processando".

A Pausa é Sua Melhor Amiga: Quando você sentir uma reação emocional forte vindo (uma surpresa, uma discordância forte), sua primeira ação deve ser pausar e respirar fundo de forma discreta. Esse segundo de pausa te dá o tempo necessário para impedir que a emoção "vaze" para o seu rosto de forma descontrolada e permite que você escolha sua resposta verbal e não verbal.

O Sorriso Estratégico: Um sorriso genuíno é uma ferramenta poderosa de conexão. Use-o de forma consciente no início e no final das conversas, ou quando concordar com um ponto. Um leve sorriso ao ouvir uma ideia também pode comunicar abertura, em vez de um rosto sério que pode ser interpretado como ceticismo.

1. O Plano de Treino
    Como qualquer habilidade, esta melhora com a prática deliberada.

Comece em Ambientes Seguros: Pratique primeiro em reuniões de baixo risco, com pessoas com quem você tem mais afinidade.

Defina Micro-Objetivos: Em vez de tentar controlar tudo o tempo todo, escolha um foco por reunião. Ex: "Nesta reunião de 30 minutos, meu objetivo é manter a 'expressão neutra ativa' sempre que o Fulano estiver falando" ou "Hoje, quando eu sentir vontade de reagir a uma ideia, vou primeiro pausar e respirar".

Reflita Pós-Reunião: Gaste 2 minutos após a conversa para pensar: "Consegui atingir meu micro-objetivo? O que foi mais difícil?".

Cuidado com a armadilha: O excesso de controle pode te deixar com uma aparência robótica ou desinteressada. O objetivo não é apagar suas expressões, mas garantir que elas sirvam ao seu propósito. A autenticidade ainda é a chave. A meta é uma autenticidade gerenciada.

Caso essa resposta tenha sanado sua duvida, peço para que marque a resposta como solução do tópico✅.

Abraços e bons estudos!!!