4
respostas

Complexo

Desculpa mas eu não consegui compreender exatamente nada do vídeo, o código funcionou mas na verdade venho sofrendo com a didática acho meio acelerada, e mesmo rodando os vídeos em 0.75x ainda passa sobre os conteúdos de forma muito rápida, é as vezes conteúdos complexos que mesmo tentando rever o vídeo 2x ou 3x ainda não entendo perfeitamente a lógica empregada, então realmente tá complicado.

4 respostas

Oi, Ailton, tudo bem?

O paradigma de orientação à objetos não é simples, inclusive, o termo que você usou é associado a paradigma, é, de fato, complexo. Então, muito dos conceitos precisará que você se debruce mais sobre a teoria por trás desse paradigma para que a pratica do curso se torne mais fluida. Você já deu uma olhada na documentação de Orientação a Objetos com Javascript? https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Aprender/JavaScript/Objetos/Object-oriented_JS É muito boa. Você pode reforçar os conceitos com a documentação.

E colocando em prática com outros projetos, esses conceitos ficarão mais claros. Se precisar de ajudar é só falar!

Olá, Lais (ou quem puder ajudar), entendo que praticar é a melhor forma de aprender os conceitos estudados aqui. Minha dúvida é como botar a mão na massa pra quem tá começando. Como ter acesso a algum tipo de projeto que proporcione esse aprendizado? A impressão que tenho é que posso cumprir todo um roteiro de cursos de desenvolvedor e na hora que tiver que botar em prática não conseguir nem sair do lugar.

Opa Selene beleza? Então acho que essa questão posso ajudar hehehehe

Eu comecei os cursos da Alura e não fazia ideia do que fazer para treinar, ai eu tive uma luz! Eu comecei a criar sites pessoais (de brincadeira mesmo) com temas como bares, boates, academia, festas privadas, site de dia dos namorados (pra minha namorada ksadkak) e por ai vai!

Eu comecei apenas com HTML e CSS, fui aprofundando nas aulas e comecei a dar pequenas animações no site com CSS e JS e a cada passo que estudava ia lá nos projetos que estavam teoricamente "prontos" e refatorava o código todo de novo (as vezes eu tirava um print da tela e começava tudo de novo para ver se eu conseguia melhorar em linguagem, semântica, performace e afins).

Nisso comecei a estudar JavaScript puro, sem foco em web e Node.js junto. Comecei a quebrar a cabeça instalando servidores para trabalhar localmente, fazer programação assícrona e ficar brincando hehehe

Iniciei o curso de redes aqui na Alura e derrubei a minha internet durante 3 dias (tive que ir pra casa da minha namorada trabalhar pq n sabia qq eu tinha feito) mas no final eu aprendi. Aprendi como funciona na prática um protocolo HTTP, como um servidor roda as informações, como a comunicação client-server é estabelecida, como "burlar" essa comunicação, como programar sites rapidos com frameworks (w3c CSS, Bootstrap por exemplo).

No meio eu peguei o curso da alura sobre git pq sempre me pareceu um negócio de outro mundo e ao longo de TODOS esses projetos eu comecei usar o git (só deus sabe o tanto de erro q eu tive com o git no início kaksdkak). Hoje peguei o gulp para me aprofundar e estou estudando finalmente, depois de tudo isso, JavaScript e Python para Web.

O mercado de trabalho de desenvolvimento vem me mostrado que cada vez mais é necessário a pratica, e que tem muito pouca oportunidade para aprendiz e estagiário :'( Em meio a isso tudo, eu busquei praticar no meu meio, fazendo coisas ficticias para treinar e testar meu conhecimento!

Depois disso, consegui montar meus primeiros sites comerciais e vendê-los. Trabalhei com e-commerce em Wordpress e SEO para WordPress e HTML puro. As oportunidades iam surgindo um pouco aqui, um pouco ali e eu ia me virando para aprender tudo kjkjkjk

E digo pra ti, não desanime quando parecer mt complicado, parecer que o mercado só quer gente que estude e tenha experiência em trabalhos na área, porque de todas as oportunidades que eu tive, minha experiência vem de sites fictícios e alguns freelances que consegui. Não sou da área de TI, tenho 19 anos e curso Filosofia (Licenciatura) na UnB, mas mesmo assim te digo, se não tiver receio de tentar fazer um código aqui, um código ali, jaja você ta vivendo de Café, Spotify e VSCode KKKKK

Desculpe o textão, qualquer coisa pode chamar :D

Oi, André! Amei seu relato, suas dicas e principalmente sua motivação. Sim, estou entrando nesse universo do desenvolvimento com muita vontade de aprender de verdade, mas sei que a estrada é longa e exige muita resiliência. Já comecei a criar meu site, tô me batendo, e como diria Sócrates, "tudo que sei é que nada sei" kkkkk Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software