2
respostas

Complemento sobre as más companhias

Oi gente, tudo certo?

Gostaria de compartilhar uma situação que aconteceu comigo durante a faculdade.

Eu fiz amizade com uma mulher da minha sala logo no primeiro ano, mas quando ela começou a compartilhar comigo os problemas pessoais dela, tudo que eu falava era respondido com um:

"Não dá, porque isso, aquilo, etc";

"Ai, mas dá muito trabalho";

"Não dá, porque eu não tenho dinheiro";

"Não consigo, porque eu não tenho tempo";

"Não, porque ninguém me dá um emprego, e nunca consigo ser selecionada".

Só muito tempo depois, com o auxílio de uma psicóloga, eu percebi que ela tinha problemas, que poderiam existir desde a infância, que só seriam resolvidos com uma ajuda profissional, ou seja, se minha amiga procurasse por ajuda. Que, por mais que eu tivesse a intenção de ajudá-la, ela sempre teria uma 'desculpa' para não tentar sair dessa situação.

Mesmo após ter saído da faculdade, eu tentei ser amiga dela. Até o momento em que tudo o que conversávamos envolvia algum problema DELA. Bom, teoricamente, nós não conversávamos mais, porque acabou virando um monólogo dela sobre seus problemas, ou situações que ela via como problema. Não existia outros assuntos. :/

Aos poucos, fui cortando essa amizade, pois as conversas dela estavam me deixando mal, com dor de cabeça até.

O que eu quero dizer com essa situação é que: pode ser difícil identificar essas más influências, pois eu acredito que ela não fazia isso de propósito. E que pode ser mais difícil ainda ter que cortar essas relações.

2 respostas

OI Fabiana,

Obrigada por compartilhar essa experiência. Já passei por algo semelhante e concordo contigo. É muito doloroso tentarmos ajudar, mas como você bem disse, é preciso que a pessoa tenha atitude. Já me afastei também porque o cenário era semelhante, sentia que minhas energias (físicas e mentais) eram drenadas.... Por mais que a pessoa não fizesse com intenção, mas tive que me preservar e acabei me afastando.

Desculpe por não ser um tema leve (^^;

E sim, cortar a amizade não é uma decisão fácil. E também foi difícil admitir que, mesmo ela sendo uma pessoa extrovertida e comunicativa, ela tinha problemas que só poderiam ser resolvidos quando ela procurasse por ajuda.

Sei que minha aitude pode ser vista como egoísta e insensível, mas temos que nos preservar nessas situações.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software