1
resposta

Comparação de Datas na função adicionar parece retornar valores aleatórios

Olá, até conclui o curso, mas estava tentando implementar novas funções no meu projeto. Acabou que descobri algo muito estranho.

Colocando sempre o mesmo valor para 'data', algumas vezes dá que a data é invalida e outras simplesmente não. Para poder tentar entender melhor, eu coloquei um console.log() dentro da validação da data pra ver se o erro não era em outro lugar e o resultado me deixou ainda mais intrigado, pois a comparação moment(data).isSameOrAfter(moment(dataCriacao) as vezes retorna 'false' e as vezes retorna 'true'.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAcabou que eu não cheguei a nenhuma solução para esse problema e não sei o que está fazendo isso. Se alguem puder dar uma olhada no meu código, aqui está o link do github: https://github.com/AbraaoFMe/agenda-petshop-API

1 resposta

Oi, Abraão! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

De acordo com o que foi relatado, o problema pode estar na comparação das datas usando o Moment.js e as operações com os objetos Date.

Sabemos que a função dataEValida é usada para validar se uma determinada data (data) é igual ou posterior à data de criação (dataCriacao). Porém, o código inclui tanto comparações com objetos Date como com Moment.js, o que pode levar a resultados inesperados e inconsistências.

Em console.log(new Date(data) >= new Date(dataCriacao)) há uma comparação direta entre objetos Date. É importante notar que os objetos Date incluem informações de data e hora, e quando fazemos uma comparação como essa, estamos comparando as datas e horas exatas. Se houver uma discrepância mínima nas horas, a comparação pode não ser o que esperamos.

Já em moment(data).isSameOrAfter(moment(dataCriacao)) estamos usando o Moment.js para fazer a comparação, que é uma biblioteca útil para manipulação de datas, mas pode causar confusão quando misturado com objetos Date nativos.

Para resolver o problema e obter resultados consistentes, devemos escolher uma abordagem e ficar com ela. Se optarmos por usar o Moment.js, é melhor evitar o uso de objetos Date nativos em suas comparações.

Aqui está uma solução sugerida, usando apenas o Moment.js:

const moment = require('moment');

this.dataEValida = ({ data, dataCriacao }) => {
  const dataMoment = moment(data);
  const dataCriacaoMoment = moment(dataCriacao);
  
  console.log(dataMoment.isSameOrAfter(dataCriacaoMoment));
  return dataMoment.isSameOrAfter(dataCriacaoMoment);
}

Com essa abordagem, estaremos usando apenas o Moment.js para todas as manipulações de data, o que deve evitar inconsistências nas comparações.

Outro ponto importante é garantir que o formato das datas esteja correto ao serem passadas como argumentos para a função dataEValida. Se estivermos recebendo as datas em um formato diferente do padrão do Moment.js (como ISO 8601), será necessário fornecer o formato correto ao usar a função moment(). Por exemplo:

const data = '2023-07-05'; // Exemplo de data no formato ISO 8601
const dataCriacao = '2023-07-01'; // Exemplo de data de criação no formato ISO 8601

const isValid = dataEValida({ data: data, dataCriacao: dataCriacao });
console.log(isValid);

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software