Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Compactação de Arquivos usando TAR

Olá! Por favor, gostaria de entender melhor a termo "compactação" usado nas aulas para explicar o comando tar. Vi que o Ramiro já postou uma pergunta similar, mas a resposta dada a ele não me ajudou. Eu achava que o comando tar -cf era usado para arquivar e não para compactar arquivos. Normalmente compactação é um termo usado com a ideia de reduzir o tamanho dos arquivos. Talvez podemos falar de compressão de arquivos se adicionamos o parâmetro z neste comando e com isso criar um arquivo comprimido com a ajuda com gzip. Poderia por favor me esclarecer essa diferença. Agradeço desde já.

1 resposta
solução!

Olá, Luana!

O comando tar é frequentemente associado à criação de arquivos, mas não necessariamente à compressão, o que pode causar alguma confusão.

O tar é um utilitário usado principalmente para arquivar arquivos, ou seja, ele pega múltiplos arquivos e os coloca juntos em um único arquivo, chamado de arquivo tarball, com a extensão .tar. Isso é feito com a opção -cf, onde c é para criar o arquivo e f é para especificar o nome do arquivo resultante.

Porém, o tar por si só não comprime os arquivos, ele apenas os agrupa. Para realmente comprimir os arquivos e reduzir o tamanho, você pode usar o gzip junto com o tar. Isso é feito com a opção -z, que você mencionou. Quando você usa tar -czf, você está criando um arquivo tarball e, ao mesmo tempo, comprimindo-o com gzip, resultando em um arquivo .tar.gz.

Então, resumindo:

• tar -cf arquivo.tar arquivos cria um arquivo tarball, agrupando os arquivos, mas sem compressão.
  • tar -czf arquivo.tar.gz arquivos cria um arquivo tarball e o comprime usando gzip.

Espero que isso esclareça a diferença entre arquivar e comprimir no contexto do comando tar. Bons estudos!