Olá.
Na aula de duração da sprint, foi dado o seguinte exemplo:
"Para delimitar o tamanho da Sprint vários fatores devem ser levados em consideração. Vamos refletir sobre o início de um projeto. Como qualquer começo, nesse momento não temos conhecimento sobre o destino final dele, pois nem o cliente sabe muito bem o que deseja. Nesse momento tendemos às Sprints com durações de tempo mais curtas"
A frase "não temos conhecimento sobre o destino final dele, pois nem o cliente sabe muito bem o que deseja", me chama atenção porque é uma realidade quando o cliente procura uma fábrica de software: ele tem uma ideia geral do projeto, algumas funcionalidades definidas e quer um preço e um prazo para implementar.
Definimos um preço e um prazo com as informações que temos a nível comercial com o cliente, só que, como nem ele sabe muito bem o que deseja, talvez as coisas mudem bem ao longo do desenvolvimento, o que o SCRUM resolve bem por conta das sprints e review meetings.
Só que, se vermos que o prazo aumentará, qual seria a sugestão? Negociar com o cliente aditivos contratuais? Ou a venda de um projeto SCRUM tem uma abordagem diferente, pautada em contratação de horas sem escopo definido, deixando o escopo incluído no preço da contratação do pacote de horas?