Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como utilizar o GIT CLONE no UBUNTU (linux)?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Opa, Victor! A estrutura de diretórios no Linux é diferente do que a gente está acostumado no Windows, não existe um "Disco Local C:" como você está tentando acessar e as pastas de usuário geralmente ficam no diretório /home. Caso esteja tentando clonar de um diretório montado a partir de um drive que contém Windows você também precisa prestar atenção nas diferenças entre caminhos relativos e caminhos absolutos, acredito que nesse seu caso você queira usar um caminho relativo mas está usando um absoluto que fará com que o git clone não encontre o caminho do repositório desejado.

Recomendo dar uma olhada na internet ou nos cursos de Linux que a gente tem aqui na Alura pra você se aprofundar mais nisso caso queira usar o git no Ubuntu.

solução!

Olá Victor tudo certo? Creio que você esteja com duvida de como executar o git clone para um repositório local.

1- Vamos pegar a URL do repositório no GitHub.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 - Com a URL copiada vamos para o repositório desejado via terminal.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3- Para colar no terminal do Linux basta segurar Shift e pressionar a tecla Insert.

3.1 - Se der erro de permission denied use o sudo antes do comando.

Bacana seus exemplos, João, agradeço por postar as imagens ensinando o passo a passo mas acho relevante comentar que é bom evitar o uso do sudo a não ser que realmente precise, não use poderes administrativos indiscriminadamente pois isso pode vir a causar problemas.

Por exemplo: executar um comando simples como um git clone em um diretório que você possui permissão de escrita não deveria dar acesso negado, caso isso ocorra você pode estar em um diretório errado sem ter notado e usar sudo pode acabar escrevendo arquivos e diretórios em lugares onde não deveriam existir repositórios git. Isso também pode fazer com que arquivos sejam escritos com permissões que seu usuário comum não tem acesso, precisando usar o chown/chmod para corrigir posses e permissões, adicionando mais um ponto pontecial de dar errado em algo no seu projeto caso ele precise de permissões específicas.