Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Como ter uma análise de custo durante um projeto utilizando metodologia ágil?

Bom dia!

Estou gostando bastante dos cursos sobre Agilidade e Scrum. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!

Tenho uma dúvida sobre como podemos ter uma visão sobre os custos (fixos ou de recursos humanos) dentro de um projeto utilizando metodologia ágil?

Sei que os frameworks Scrum, XP e Kanban não entram nesse aspecto. O que vi na faculdade foram alternativas de adaptar um EVM (Earned Value Management) para trabalharmos com ponto ou até mesmo determinarmos um valor (custo) para cada pontos de usuário. Entretanto, creio que o ponto é uma medida um tanto abstrata para ser utilizada nesse levantamento.

Quais alternativas hoje são usadas nas empresas ou nos projetos que usam essa metodologia?

Agradeço desde já qualquer ajuda em resolver essa questão.

5 respostas
solução!

Olá Thaiane, boa tarde.

Essa é uma questão que pode ser amplamente discutida. O Scrum parte da ideia de que você não leva o time ao trabalho, mas leva o trabalho ao time. Partindo desse ponto, você pode entender o custo de recursos humanos (desenvolvedores, no caso) como um custo que você teria de qualquer forma, não estando necessariamente relacionado ao projeto.

O Scrum é utilizado normalmente em projetos complexos, com uma duração mais elevada. Este modelo de gestão combina melhor com uma cobrança na base de "Time & Materials", onde a cobrança enviada ao cliente é feita com base no que foi trabalhado durante um determinado período de tempo.

Como o tamanho do time é fixo (por exemplo, 3-9 Desenvolvedores + 1 Scrum Master + 1 Product Owner), você poderia calcular o custo médio mensal do projeto com base na média de horas trabalhadas por cada membro do time.

Acho que é bem o que o Leandro comentou, que fica na mesma linha da conversa tida neste outro tópico: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-como-apresentar-proposta-e-fechar-um-contrato-43106

Olá Thaiane,

Uma forma de se saber o custo de cada colaborador durante um projeto é através dos valores utilizados para mante-lo a dispor daquela atividade.

Pode-se levar em consideração:

• Valores utilizados para deslocamento do recurso (transporte);
  • Energia elétrica para seu computador;
  • Alimentação;
  • Materiais de escritório;
  • Outros (...)

Esses são os custos que orbitam os colaboradores. Você pode se perguntar porque salários não entrariam aqui, porque salários são oriundos das horas faturadas de um projeto após você retirar a parte da empresa.

Dessa maneira, você pode somar os valores utilizados para cada colaborador estar a disposição das atividades fechadas em contrato de um projeto e multiplica-las pelo número de horas que aquele funcionário dispõe.

Exemplificando, vamos dizer que o custo de um gerente seja de R$ 100. Está orçado no projeto que ele fique 40 horas. Logo, os custos deste gerente são de R$ 4.000.

Entendeu o conceito?

Qualquer dúvida e/ou maiores informações, estou à disposição.

Acredito que esse fator custo esta ligado a gestão de projetos. Uma das ferramentas mais adotadas em todo o mundo quando o assunto é gestão de projetos é o guia PMBoK (Project Management Body of Knowledge), que define que o gerenciamento de projetos nada mais é do que a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir as expectativas das partes envolvidas em um projeto. Ele não deve ser considerado exatamente um framework, mas ele traz as principais linhas mestras para que uma empresa implemente, de forma produtiva, fluxos para condução de projetos. Mas estou de acordo do que o colega Leandro citou. Pra mim o agile é mais que uma metodologia, é uma filosofia de trabalho.

Muito obrigada pelas respostas!

Todas ajudaram muito a entender um pouco mais a lidar com os custos em ágil. =)