Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como apresentar proposta e fechar um contrato?

Uma grande duvida: trabalhando em uma consultoria de forma agil, como apresentar uma proposta a empresa interessada em um sistema sem ter uma estimativa neste momento? Como fechar um "numero de horas" ou um cronograma ou ainda uma previsao de entrega? Tenho essas duvidas pois realmente trabalho em uma consultoria que trabalha de forma tradicional e temos muito interesse em agil.

3 respostas
solução!

A ideia da metodologia ágil é evitar a tomada de decisões no começo do projeto onde pouco se conhece e a chance de errar é muito grande. Um contrato com escopo, tempo e custo definido fica muito mais próximo do modelo "cascata". Talvez uma alternativa seja um contrato por horas trabalhadas, onde o cliente deve estar completamente ciente dos termos e de como o trabalho é executado de forma ágil.

Muito obrigado Paulo. Pelo que entendi então, a negociação se baseia em um "pacote" de horas com o intuito de executar um projeto, porém não estaria garantido quais funcionalidades este pacote iria produzir. Se necessario, uma nova negociação para um novo pacote de horas seria bem vindo. Seria algo deste tipo?

Isso mesmo, algo nesse sentido. Dependendo do relacionamento que você já tem com esse cliente, esse contrato pode ser ainda mais aberto como por exemplo, especificar o número de recursos que vão trabalhar no projeto, o valor/hora que será cobrado e com isso uma estimativa, onde no final do mês o cliente recebe a conta detalhada das horas trabalhadas em quais tarefas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software