1
resposta

Como pode o HTTP/2 ser stateless e somente o cabeçalho ser stateful? - Reabertura

Tem como aprofundar um pouco mais nesse conceito? Ainda não ficou claro para mim como o protocolo pode ser sateless mas uma parte da chamada ser stateful.

Ser stateless significa que a requisição atual não depende da anterior, correto? então o que acontece no client e no server para que sejam trafegados menos dados repetidos sem 'olhar' para para as requisições anteriores?

Eu até aceito que o protocolo HTTP2 seja stateless, mas não sei o que acontece na comunicação para se manter esse estado sem utilizar o protocolo para tal. Fica parecendo um paradoxo ou que tá faltando informação.

1 resposta

Oi Guilherme, tudo bem? O que acontece de forma resumida é que os cabeçalhos são mantidos em uma espécie de tabela. E justo por isso, consegue-se lembrar e não reenviar sempre os mesmos dados.

Então sim, ele pode não lembrar exatamente da requisição anterior, mas ele pode ir fazendo um mini-registro das configurações dos cabeçalhos. Lembrando que nem todos os cabeçalhos são assim, até onde lembro...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software