Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como o programa identifica?

<script>

function pulaLinha() {

document.write("<br>");
    }

function mostra(frase){

document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

for(var linha = 1; linha <= 3; linha++) {

for(var coluna = 1; coluna <= 10; coluna++) {
            document.write("*");
        }
        pulaLinha();
    }

</script>

eu queria saber como o programa identifica q var linha ele tem q pular linha eu n to conseguindo entender nem o var linha nem como o var coluna fazem isso

3 respostas

Bom dia Renato, tudo bem? Espero que sim!

Vamos destrinchar o primeiro for, que será análogo para o segundo:

for(var linha = 1; linha <= 3; linha++)
  • O primeiro argumento (var linha = 1) é a variável linha que começa com 1.
  • O segundo argumento ( linha <= 3) é o valor de parada do for, quando a variável ultrapassar o valor 3 o for será encerrado
  • O terceiro argumento (linha++) implica que no fim de cada execução a variável linha aumentará em 1 o seu valor.

Portanto o bloco de código dentro do for será executado 3 vezes, uma para cada valor de linha.

O segundo for, que está dentro do primeiro será executado 30 vezes, já que vai fazer a execução 10 vezes quando o a var linha = 1, depois 10 vezes quando var linha = 2 e mais 10 quando var linha = 3.

O primeiro for só irá para a próxima execução assim que executar uma rodada inteira do segundo for, além de executar a função pulaLinha().

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Coomprendi mas como o meu for sabe que eu tenho q pular uma linha sendo q ele não usa o comando ?

solução!

A função pulaLinha() está dentro da estrutura do primeiro for, como pode ser visto na figura abaixo:

pulaLinha dentro do for

Essa função é executada após a execução do segundo for. Ela é executada após a primeira linha de asteriscos ser escrita, após a segunda linha ser escrita e após a terceira linha ser escrita.

Ou seja:

• var linha = 1 => ********** => pulaLinha()
  • var linha = 2 => ********** => pulaLinha()
  • var linha = 3 => ********** => pulaLinha()