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Como inserir um ou mais documentos (sub relatórios) em um relatório padrão (modelo)?

Olá, tudo bem?

Em um sistema, por exemplo, de gestão de vendas, o diretor comercial precisa gerar um relatório em PDF e entregar\enviar para o CEO da empresa.

Esse relatório segue um determinado modelo (padrão) e contém o total das vendas de cada filial no Brasil.

O diretor comercial ao final de cada trimestre precisa escrever um resumo do panorama geral das vendas e adicionar sua assinatura eletrônica.

Após esse documento ser escrito no Word, o diretor comercial precisa salvar em PDF e fazer o upload deste documento no sistema de gestão de vendas na parte referente ao trimestre.

Quando o diretor comercial clicar, por exemplo, em um botão no sistema para gerar o relatório de vendas, o sistema verifica se foi feito o upload de algum documento. Em caso afirmativo esse documento fará parte do relatório de vendas modelo (padrão) e será inserido na parte final do relatório como se fosse um sub relatório.

A dúvida é:

  1. É possível utilizar o Power BI Report Builder para atender o cenário supramencionado?
  2. Se sim, como fazer com que um sub relatório possa identificar dinamicamente que existe um documento armazenado e carrega-lo automaticamente?

Obrigado!

*Nota: * Podemos considerar a título de exemplo, que o documento PDF escrito pelo diretor comercial e que vai fazer parte do relatório de vendas está armazenado na Nuvem.

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Olá Sandro, tudo certo?

Você citou um cenário com várias funcionalidades específicas de utilização de relatórios que podem ser implementada utilizando o Power BI Report Builder, dentre elas posso citar:

Para essa situação que você trouxe essas foram as funcionalidades que eu consegui identificar, lembrando que para cada uma delas eu também fiz referência de como realizá-las utilizando o Report Builder, seja do curso ou da documentação Microsotf.

Sobre a sua última pergunta: Como inserir um ou mais documentos (sub relatórios) em um relatório padrão (modelo), a ideia é que seja sempre aberto o relatório modelo e depois 'salve como' para utilizar como um novo relatório. A partir desse momento você pode inserir os outros relatório .rdl utilizando o sub-relatório para integrá-los. É importante salientar que os relatórios que serão incorporado no relatório modelo precisam ter sido publicados no Power BI Serviço. Nessa aula eu explico melhor o operacional dos sub-relatórios.

Agora sobre a sua outra pergunta: Como fazer com que um sub relatório possa identificar dinamicamente que existe um documento armazenado e carrega-lo automaticamente? Precisamos separar os casos. Em um primeiro momento, é preciso fazer a inserção manual de um relatório publicado na área de sub-relatório para integrar diferentes relatórios, uma vez estabelecido essa integração, o relatório geral se manterá atualizado, desde que o relatório que foi incorporado se mantenha publicado após qualquer alteração.

Considerações finais: Avaliando o seu cenário, ao utilizar o Power BI Report Builder provavelmente terá que ser implementado adaptações nos relatórios para realizar essa automação de integrações

Espero ter ajudado com os conteúdos e considerações. Abraços :)