2
respostas

Como funciona Syntax Sugar?

E ai, como vocês estão?

Não estou muito familiarizado com o syntax sugar, pesquisei e também não encontrei muito material em português.

Compreendi que não é algo tão recente, e que existe alguns contras bem significativos no momento de utilizar. Porém, gostaria de mais informações sobre a prática, se isso se aplica a todas as linguagens, se é caracterizado por algum padrão e em qual momento se torna viável utilizar.

Seria também uma forma de "facilitar" ou até de "abreviar" a escrita, como acontece com o conceito de emmet abbreviation? (acho que fui longe na interpretação, mas a princípio, é o que me pareceu) hehe!

Estou abrindo o fórum, porque realmente não encontrei material em português e n.em estrangeiro que sanou minha dúvida.

2 respostas

Olá, Leonardo!

Syntax sugar são apenas formas de melhorar a estética do código para tornar sua construção mais fácil de ser lida e expressa.

Ex.

a = 1

a = a + 1
# ou com Syntax sugar
a += 1

if a == 3:
    print('a é igual a 3')
else:
    print('a não é igual a 3')

# ou com Syntax sugar
print('a é igual a 3') if a == 3 else print('a não é igual a 3')

Segue um exemplo para talvez fazer você entender melhor:

Um syntax sugar, açúcar sintático da linguagem, apenas simplifica algo que seria trabalhoso, mas não muda a característica da linguagem. Então, ao invés de escrever 10 vezes o número 20, podemos simplificar e escrever 10 * "20".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software