Oi, Victor, tudo bem?
O Vetor é uma estrutura que guarda direção, módulo e sentido.
A magnitude (módulo) representa o tamanho daquele vetor então se o jogador está a 10 de distância do zumbi em condições ideais esse vetor valeria 10.
Por isso é importante normalizar o vetor direção porque pensa que eu falo pro zumbi caminhar nessa direção e ainda multiplico ela por uma velocidade de 3, ficaria 30 unidades por segundo de velocidade o que é muito rápido. Além disso a medida que o zumbi se aproximasse do personagem iria ficar cada vez mais lento devido a mudança no tamanho do vetor.
Por isso é importante normalizar, normalizar transforma esse de 10 num vetor unitário de 1 então independente da distância ele sempre vale 1, assim o nosso vetor agora serve mais pra guardar o sentido que o zumbi tem que ir, e a velocidade podemos utilizar outra variável e não vamos ter deslocamento em velocidades inconstantes.
No jogador não normalizamos ainda porque como o Axis guarda somente valores de 1 a -1 isso não causaria nenhum prejuízo grande naquele momento porque ele já é quase num vetor unitário.
Mas mesmo assim ele deveria ser normalizado, só não era uma discussão ideal para aquele momento porque não teria nenhuma explicação visual para demonstrar a vantagem de usar. Mas é importante sim normalizar o vetor direção do jogador também porque senão na diagonal ele se moverá mais rápido do que para frente e para trás mesmo que muito pouco.