1
resposta

Como fazer orçamento sem a estimativa de desenvolvimento?

Os custos de desenvolvimento de software são incrementais. Nessa etapa inicial do projeto não há uma estimativa de tempo de entrega, pois pelo que entendo isso só seria feito na reunião de planejamento da sprint, ou após a velocidade da equipe ser definida.

Como então posso definir o orçamento total do projeto sem a estimativa de tempo da equipe de desenvolvimento ou velocidade média da equipe por sprint?

1 resposta

Oi João,

Existem algumas técnicas para lidar com isso, como por exemplo as técnicas de contagem, sempre que possível.

Se não for possível, usar técnicas de cálculo. E se não for possível, usar técnicas de julgamento.

Uma forma simples de entender esta regra seria pensar em uma tarefa de estimativa do número de cadeiras e mesas que um determinado salão de festas suportaria.

A técnica mais precisa seria literalmente contar as cadeiras e mesas em um ambiente similar e fazer alguma analogia. Na impossibilidade da contagem, podemos fazer cálculos baseados nas dimensões das cadeiras, mesas e do salão.

E na impossibilidade de cálculo, podemos recorrer a especialistas que fazem julgamentos baseado nas suas experiências anteriores.

É primordial lembrar que times ágeis calibram as suas estimativas permanentemente ao longo de um projeto.

Para isso, é importante medir a sua velocidade (pontos entregues em um sprint) e usar este tamanho para calibrar o tamanho dos itens que serão levados para o próximo sprint.

Fez sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software