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Como fazer mapeamento de processos AS IS, TO BE e TO DO

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Olá, Priscila. Tudo bem?

O mapeamentos é um processo muito importante para a gestão dos processos de forma mais eficiente.

Para fazer o mapeamento de processos é preciso:

  • Definir os objetivos da organização e quais processos serão mapeados

  • Apontar os fornecedores do processo: Dizer quais são as pessoas que geram demandas que vão desencadear o processo.

  • Identificar quais são as entradas do processo: Podem ser orçamentos de uma compra, por exemplo.

  • Determinar os componentes do processo: Indicando o passo a passo do que deve ser executado para realização do fluxo de processo. Solicitar o orçamento, aprovar a compra e realizar o pagamento são exemplos de componentes de um mesmo processo.

  • Identificar as saídas do processo:As saídas ou outputs são aquilo que será produzido ao cliente no final do processo.

  • Apontar quem são os executores: Os executores, portanto, são os agentes que recebem a entrada e vão atuar para gerar a saída, referente a cada atividade.

  • Fazer a documentação do processo atual: A documentação deve conter todas as informações sobre o processos.

  • Definir as melhorias que o processo necessita: Ao final do processo se tem o momento de fazer uma reavaliação e identificar os resultados a fim de verificar o funcionamento e possíveis melhorais.

E existem diversos tipos de mapeamentos, do qual você irá defenir qual é o melhor para a sua realidade, depois de conhecer a fundo os fluxos e processos da empresa, são esses tipos:

  1. AS IS

O mapeamento de processos AS IS demonstra a situação atual e a realidade dos processos organizacionais, com seus erros e acertos.

Para fazer o mapeamento, reúnem-se as pessoas envolvidas nas funções do dia a dia da empresa, realizam-se reuniões para entrevistas e questionários com os profissionais, coleta de informações e documentos necessários para entendimento do processo e seu mapeamento. Com o objetivo de de levantas o fluxo do processo atual, quem está envolvido, métricas e as tarefas.

  1. TO BE

O mapa de processo TO BE, visa estipular onde se quer chegar ao final da evolução do processo. O mapeamento deve ser alinhado ao planejamento estratégico da organização como um todo, para que os objetivos sejam atingidos de forma mais eficiente.

Nessa fase é feito um redesenho do processo, com o objetivo de reavaliar as atividades de negócio e encontrar uma proposta de visão futura, como por exemplo, novos executores, etapas, objetivos e regras.

  1. TO DO

O TO DO é a fase de modelagem técnica, quando se tem um olhar no processo para identificar como a tecnologia pode auxiliar na gestão e mapeamento de processos.

Esse tipo tem como objetivo colocar em prática o modelo de processo, de forma automatizada.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obg pela coontribuição Fernanda!

Bons estudos! =)