Alguém pode me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém pode me ajudar?
Boa pergunta, fiquei curioso para fazer isso também, sera que usar uma Math.random() não da certo? talvez se a gente coloca a array dentro do argumento da random, tipo Math.random(array.lenght); sera que dava certo? foi so uma ideia, nao sei se isso funciona. usei o lenght pra ele pegar quantos elementos tem dentro da array. Mas mesmo se isso der certo, ele vai te sortear um numero, e vc quer dois. Seria dois em um mesmo sorteio ne? porque poderia fazer dois random, mas ai, apesar de muito dificil, pode sair o mesmo elemento duas vezes e não estaria certo, vc precisa pegar dois elementos e um unico sorteio.
<meta charset="UTF-8">
<script>
var numeros = [5, 7, 10, 2, 6];
var numero = Math.floor(Math.random() *numeros.length);
console.log(numeros[numero]);
numSorteado = numeros[numero];
alert(numSorteado);
</script>eu consegui bolar esse ai, mas so ta saindo um, vou vê se consigo fazer gerar dois. Será que a partir desse ai vc consegue pensar em como fazer pra gerar dois?
Fala Gabriel, tudo certo? Obrigado por responder. Então, andei pesquisando e achei uma solução que vou compartilhar com vc. Já consegui resolver esse problema e tanmbem consegui colocar os números em ordem crescente... Estou tentando fazer um sistema similar ao da mega-sena (loteria) Próximo passo é dar a opção atraves do prompt para o usuário escolher a quantidade de números que quer apostar e gerar um valor de acordo com essa quantidade. Caso você queira me ajudar eu agradeço. Abraço
<meta charset="utf-8">
<script>
function sorteia() {
return Math.round(Math.random() * 60);
}
function sorteiaNumeros(quantidade){
var segredos = [];
var numero = 1;
while(numero <= quantidade){
segredos.push(sorteia());
numero++;
}
return segredos;
}
var segredos = sorteiaNumeros(6); // Quantidade de números sorteados aqui.
segredos.sort((a, b) => a - b); // Para não ter números repetidos
function ordemNum(a, b) { // Função para colocar
return a - b // números em ordem crescente. Em ordem decrescente seria return b - a
}
segredos.sort(ordemNum); // Metodo .sort() auxilia a função para manter os numeros em ordem crescente
document.write(segredos + "<br>");
</script>
top, ficou muito massa esse seu código. No caso do sorteio, o usuário tem que inserir um número somente, inteiro, ne? ou ele tem que escolher os números que quer apostar? pq na mega sena mesmo a gente aposta, tipo 6 numeros a nossa escolha, ou ate 15 números Não entendi muito bem essa parte. Mas olha o que fiz, pelo menos pra começar a pensar no problema.
Pensando rápido aqui, a gente já sabe que precisa de um prompt e um numero, ai tem que pegar esse numero e trabalhar com ele. Nesse código ai eu só fiz mesmo pedir o numero e botar ele no sorteio, mas ainda falta mais coisas pra ficar bom, estou pensando a respeito, tbm sou um iniciante kkk
<meta charset="utf-8">
<script>
function sorteia() {
return Math.round(Math.random() * 60);
}
function sorteiaNumeros(quantidade){
var segredos = [];
var numero = 1;
while(numero <= quantidade){
segredos.push(sorteia());
numero++;
}
return segredos;
}
var numeroUser = parseInt(prompt("Insira um número")); // aqui eu pedi um numero e guardei
var segredos = sorteiaNumeros(numeroUser); // ai coloquei o dado do usuário aqui
// pra entrar na quantidade de sorteio.
segredos.sort((a, b) => a - b); // Para não ter números repetidos
function ordemNum(a, b) { // Função para colocar
return a - b // números em ordem crescente. Em ordem decrescente seria return b - a
}
segredos.sort(ordemNum); // Metodo .sort() auxilia a função para manter os numeros em ordem crescente
document.write(segredos + "<br>");
</script>