Queria por funções que executam quando a tela diminui em determinado pixel, mas nao sei qual função uso pra isso.
Queria por funções que executam quando a tela diminui em determinado pixel, mas nao sei qual função uso pra isso.
Fala Leonardo blz?
Vc pode usar o script abaixo:
if( $(window).width() < 800){
/*faça algo*/
}
Você pode usar o elemento 'window' do Javascript para verificar o tamanho da tela. Exemplo:
x = window.screen.width;
y = window.screen.height;
if(x <800){
//Ação aqui
}
Fala Leonardo,
As soluções acima funcionam, mas acho que você quer saber o exato momento em que houve a mudança de tamanho, estou certo?
Se for assim acredito que você pode usar a função abaixo:
document.body.onresize = function() {
if (document.body.clientWidth < 800) {
//executar o código aqui dentro
}
};
Espero ter ajudado!
Abraços!
Muito bom Luiz, sua solução parece ótima se for para saber exatamente o momento da mudança de tamanho da tela. Não conhecia essa abordagem.
E ai Fábio,
Obrigado,
Informo também que as soluções acima não estão erradas, mas apenas uma breve explicação da diferença entre usar window.screen.width
e document.body.clientWidth
.
window.screen.width
: Ele pega o tamanho da tela do usuário, sendo assim pega o tamanho da tela do monitor, tablet, celular e etc., e não o tamanho da janela do navegador.
document.body.clientWidth
: Ele pega o tamanho da janela do navegador do usuário, existem outros jeitos também com os códigos abaixo, este que usei é usado para pegar o tamanho caso o usuário esteja usando navegadores antigos e novos.
Existe uma documentação para isso aqui neste LINK, e eu dei uma olhada nela e refatorei o meu código para ser abrangente:
window.onresize = function() {
var w = window.innerWidth || document.documentElement.clientWidth || document.body.clientWidth;
if (w < 800) {
//executar o código aqui dentro
}
};
Excelente Luiz, interessante que haja uma maneira de verificar isso em "qualquer" navegador. O Object document está realmente bem completo, tem muitas informações boas para serem usadas.
Acho que o mais interessante aí é não usar JQuery sem necessidade, usando só o VanillaJS.