1
resposta

Como estudar por documentações?

Parece uma pergunta boba (E realmente é mesmo kkkk), porém se tiver alguém um pouco mais experiente do que eu, se puder me passar algumas dicas de como fazer isso melhor, serei muito grato!

1 resposta

Olá, Victor! Como você está?

Sua pergunta não é boba de forma alguma, muito pelo contrário, é uma excelente questão! Aprender a estudar por documentações é uma habilidade muito importante no mundo da programação. E eu compreendo que pode parecer bastante assustador começar a encarar as documentações e entender o que elas estão nos dizendo, a princípio.

Cada documentação tem um jeitinho e um formato. É interessante, ao começar a estudar uma nova tecnologia, explorar esse formato e entender a "arquitetura": documentações são organizadas de maneiras diferentes, mas a maioria tem seções separadas para diferentes tópicos, como métodos, propriedades, eventos, etc. Entender o layout da documentação pode te ajudar a encontrar o que você está procurando mais rapidamente.

A documentação do JavaScript é super completa e é um ótimo ponto de partida! Veja, aqui, a página sobre o método splice, por exemplo. Eu recomendo que você alie a documentação aos cursos e sempre leia o exemplo, os parâmetros e as possibilidades de cada nova função ou método que aprender em aula. Isso vai te trazer mais confiança para entender a linguagem técnica das documentações e se familiarizar com a linguagem mais intimamente.

Não tenha pressa, Victor. Deixando a documentação sempre aí ao seu lado, durante seus estudos, a consulta se tornará algo natural e que vai te ajudar muuuuuito a ir mais longe. Saber pesquisar, consultar e solucionar problemas é cotidiano na vida de quem programa, e não há método exato para desenvolver essas habilidades, além da prática e da constância :)

Espero que a qualidade de seus estudos possa se elevar cada vez mais.

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software