2
respostas

Como entregar partes de algo que eu não sei o que é o todo?

Olá!

Já trabalho com alguns conceitos de método ágil e sempre me deparo com um problema:

No exemplo da aula, o professor fala da construção de uma casa (que ao meu ver se aplica, em partes, a entender o projeto como um todo).

O problema é que se você definir especificamente que quer um quarto e um banheiro, e não pensar como será a hidráulica, elétrica, e outros que fazem parte da casa como um todo, provavelmente você terá uma casa cheia de remendos ou terá um custo absurdo para refazer estes itens a cada novo cômodo.

Fazendo esta analogia, penso: E se em um projeto de sistema, definir o todo fosse por exemplo:

  • Estruturar uma base de dados para o funcionamento (funcionamento geral, sem estruturas muitos específicas de funcionalidade ainda não analisadas)
  • Entender onde se quer chegar de forma mais macro. Não falo de analisar tudo, mas pelo menos entender o que vem pela frente, pois saber disso pode inclusive influenciar em uma decisão de como deve ser o banheiro (no caso da construção)

Então, qual a "solução" para fazer em partes mas ter esta ideia do todo? Ou não é necessário ter esta ideia?

2 respostas

Olá Felipe.

Tudo bom?

Obrigada por compartilhar seu comentário conosco. E faz todo o que sentido o que trouxe.

A ideia do curso é trazer algumas noções básicas do Ágil, por isso entende o questionamento.

É claro que é preciso de uma ideia do todo. E é a partir daí, por exemplo, que no Scrum, você conseguirá criar um Backlog do produto com os itens priorizados desse projeto, que gerará um Backlog da Sprint para entregar dentro de um intervalo de tempo (na Sprint, que pode variar de uma semana até um mês), ter o feedback do cliente a respeito dessa entrega (ainda que não completa, ou seja, não é a entrega do projeto por inteiro) e saber se estão caminhando para o lugar certo, se a entrega de valor realmente está sendo feita e seguir com outros itens que serão priorizados e entregues.

No meu entender, o que não ocorrerá é uma detalhamento a fundo e muita documentação, pois o fluxo de novas informações e feedbacks provavelmente causará mudanças e precisamos responder a elas.

Estou falando de maneira geral. Há outros detalhes dentro do Scrum e outros frameworks ágeis com outras formas de agir.

Se você quiser, dê uma lida nesse artigo:

E recomendo esses dois vídeos curtos:

Espero que isso possa ajudá-lo.

Bons estudos.

E abraços.

Olá Felipe Kunsler, entendi a sua questão, quando surge um questionamento a respeito da realização através de priorização e fluxo, devemos lembrar que estas etapas estão ligadas a fundação do projeto, a proposta ou a idéia. Por isso se divide em blocos, se usarmos a analogia da construção da casa, sabemos que o quarto deverá possuir parte elétrica, entrada de porta e janela, assim como o banheiro deverá possuir parte de hidráulica e esgoto, pois já está contemplada para a realização desta etapa da construção.

Agora em relação ao problema que você citou:

Fica a questão, será que o problema não está ocorrendo por falta de um feedback ou comunicação sobre o projeto e as necessidades para realização por parte do gestor? Isto observando sua questão abaixo. *Estruturar uma base de dados para o funcionamento (funcionamento geral, sem estruturas muitos específicas de funcionalidade ainda não analisadas) Entender onde se quer chegar de forma mais macro. Não falo de analisar tudo, mas pelo menos entender o que vem pela frente, pois saber disso pode inclusive influenciar em uma decisão de como deve ser o banheiro (no caso da construção)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software