Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como criar arquivo java pelo Sublime text

Bom dia. Nunca tive contato com java e html. Fiz os cursos de java i e java ii. Neles no próprio arquivo html é feito o acesso ao java. Neste curso há separação de arquivos. Não há nenhuma orientação como criar arquivo para iniciantes como eu. Li e reli a opiniões do forum e não encontrei esta duvida.

Estou usando o Sublime text 3, e tentei diversas formas ( inclusive como html ). Solicito orientação, pois, sem conseguir não há como continuar no curso. Segui todos os passos do mão na massa, enquanto html funcionou as atividades pelo console. Estou salvando o arquivo como javaScript(*.js, *.mjs, *htc). Estou obtendo a msg em anexo :Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Obrigado. Jose carlos

4 respostas

Olá, José! Poderia mandar o seu código? A mensagem de erro aparenta referenciar um erro no código ('document' não está definido)

Assumindo que o erro seja o de código — 'document' não está definido — muito provavelmente você tentou executar o JavaScript fora do HTML. Como você mesmo disse, sim, nos cursos de Lógica de Programação é utilizado JavaScript pelo HTML, porém, como o próprio instrutor cita no curso, é um curso de Lógica e não de JavaScript. Por conta disso alguns conceitos foram deixados de lado, como separar arquivos.

Vi pelo seu perfil que já fez os cursos de HTML/CSS, então vou tentar te fazer uma comparação: como você executa o CSS sem o HTML? Não tem como, não é? O JavaScript é parecido^: para ele ser executado você precisa do HTML, assim como o CSS! Por isso quando estamos estilizando com o CSS nós importamos o arquivo para então o HTML saber que ele precisa executar o CSS. A mesma coisa acontece com o JavaScript, você precisa importar o arquivo com final *.js para o HTML.

Para fazer essa importação e ligar um arquivo ao outro, se atente aos seguintes detalhes:

  1. Para começar você precisa nomear o seu arquivo JavaScript com o final js (nome_do_arquivo.js), isso já basta. Lembrando, esse arquivo é apenas JavaScript, sem nenhuma tag nem nada. (basicamente tudo que você escrevia na tag <script>, porém apenas o conteúdo interior.)

  2. Depois, você vai no final do arquivo HTML e antes de fechar a tag </html> escrever <script src="nome_do_arquivo.js"></script> (isso no caso de tanto o arquivo HTML quanto JS estarem na mesma pasta)

Dessa forma o seu HTML irá ter conhecimento que esse arquivo JS existe e assim tudo deverá funcionar normalmente.

Caso você realmente não esteja conseguindo e não esteja com muito paciência para resolver (é perfeitamente compreensível sua frustração) você pode voltar a escrever no próprio HTML pela tag <script> sem problema algum! Claro, num contexto de boas práticas, etc. não é o correto, mas se for o jeito mais fácil para você, não tem problema.

Por fim, apenas te recomendaria procurar outros cursos para começar a programar. Digo isso tanto por este curso ser um tanto antigo, quanto porque creio que os outros poderiam ser de maior ajuda. A formação Iniciante em Programação é um ótimo primeiro passo e depois propriamente a JavaScript para Back-End (Esta que ensina JS "puro", sem envolver HTML/CSS). Existe também a JavaScript para Front-End (Esta que ensina JS com HTML/CSS), porém ela ainda está em desenvolvimento e apenas tem 3 cursos

Desculpa tanta coisa KKKKKKKKKK espero que tenha te ajudado de alguma forma :)

^: Existe SIM como executar JS fora do HTML, mas isso é outra história e não envolve o conteúdo desse curso nem dessa pergunta. Caso esteja curioso sobre, procure pelo NodeJS!

(Pequeno aviso: pode parecer bobo, mas tome cuidado ao chamar JavaScript de Java, são duas linguagens diferentes e enquanto estiver procurando ajuda pode soar confuso. Claro, neste contexto eu sei que é JavaScript, mas caso você estivesse procurando no Google talvez fosse mais complicado)

solução!

Bom dia, Matheus. Obrigado pelo retorno e pelas indicações de cursos.

Estou utilizando o sublime text 3. O exercicio é : alterar o header do html de " Aparecida Nutrição" para "Aparecida Nutricionista"

No html fiz :

Aparecida Nutrição

Como voce orientou, criei um arquivo principal.js , sem tag, só com texto.

Depois colei o texto :

document.querySelector(".titulo");

var titulo = document.querySelector(".titulo");

titulo.textContent = "Aparecida Nutricionista";

Usando o sublime text 3 dei save e novamente a mesma msg anterior :

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadedocument não definido ? o texto copiado ( fiz word e copiei ) ou digitado fica em outro formato, não sei porque ?

Não sei o que fazer.

Jose carlos.

O erro que está acontecendo é porque o Windows está tentando executar o arquivo JS sozinho. "Document não está definido" é porque document se refere ao HTML (Document Object Model ou DOM, por enquanto não esquenta muito em saber isso, mas só para te explicar o erro) e como "não tem" HTML (ou pelo menos o Windows não sabe que é para abrir aquele index.html) ele não acha nenhum document e dá o erro.

Então, como eu falei, nesse caso você precisa do HTML para executar o JavaScript. Se você colocou a tag <script src="principal.js"></script> é só abrir o index.html e não o principal.js, que tudo vai estar funcionando tranquilamente.

Fiz agora de exemplo aqui, repare que no index.html está escrito "Nutrição", mas quando abro o arquivo ele corrige para "Nutricionista"

Matheus, bom dia.

Retirei do principal.js o texto :document.querySelector(".titulo");

coloquei ;

var titulo = document.querySelector(".titulo");

titulo.textContent = "Aparecida Nutricionista"

Funcionou. Neste intervalo, baixei o Atom. Muito obrigado, de coração.. Agora posso continuar o curso. Jose carlos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software