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Como controlar aspectos comerciais?

Ao se criar um projeto, há uma estimativa a ser definida e entregue ao cliente. O mesmo possui uma espectativa quanto a isso, pois isso define a viabilidade comercial do projeto. Porém, não ficou claro como entregar essa estimativa ao cliente? Uma vez que é durante a planning meeting que é definido o cronograma junto ao time de DEV.

Outra questão, isso é atribuição do meu P.O.? Assim como controlar custos, negociar aumento do escopo de horas, etc?

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Yuri, tudo bom?

Projetos Ágeis precisam de uma mudança de pensamento (mindset). O projeto é totalmente transparente, inicialmente se tem uma ideia do que o produto será e não o seu final. Baseado nessa primeira ideia, que é muito recomendado vir baseado em conceitos de design (lean inception, design thinking, etc), é feito um roadmap com as Sprints previstas. Esse é um mapa inicial para consultoria e cliente se guiarem. O que precisa ficar claro é que a melhor forma dessa relação comercial dar certo é a consciência do que o produto final pode não ser exatamente, ou nada, do que o cliente pensou inicialmente. E tudo bem, pq provavelmente o cliente não sabia mesmo o que queria no início. Mas o Ágil vai dar a oportunidade do cliente ter em mãos um produto de alto valor e não um conjunto de funcionalidades que não eram exatamente o que mais correspondiam as necessidades do usuário.

O cronograma, roadmap, é definido antes e é sempre atualizado quando novas funcionalidades são adicionadas pelo feedback dos usuários. Mas existem marcos de entrega, os releases, onde ficam definidos os lançamentos do produto com os conjuntos de funcionalidades que foram acordados entre cliente e equipe Scrum.

O PO é responsável pelo roadmap, releases e backlog do produto. Ele também vai calcular e demonstrar os valores das histórias a serem produzidas e já produzidas pela equipe.

Quando falamos de controle de horas, custos, etc, estamos falando de modelo tradicional. Isso não é Scrum. O modelo Agile, a melhor forma, é o contrato por horas. Sem necessidade de definição de tempo. Pode ser que em 3 meses um produto que foi estimado por um ano estar pronto, o contrato deve ser finalizado com um pequeno acréscimo pelo fim antecipado. Contratos longos, nesse modelo, são uma amarra que devemos evitar.

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