Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como configurar a aplicação pra buscar a mensagem a cada X tempos?

Pelo que eu entendi o SQS não é um serviço de mensageria do tipo Publish/Subscribe, portanto o broker não faz o push pro subscribers saberem que há uma nova mensagem na fila. Sendo assim como posso classificar o tipo de broker do SQS? Outra coisa é que o client não sabe que a mensagem chegou e tem que "perguntar"pro broker, como isso é configurado na aplicação? A API da AWS tem permite esse tipo de configuração ou isso tem que ser feito utilizando uma outra biblioteca de job scheduler tipo um Java Quartz?

3 respostas
solução!

Olá, Rodrigo.

Você pode classificar o SQS puramente como um serviço de mensageria. As ferramentas que normalmente trabalham no model de pub/sub são tópicos (aí podemos citar Kafka Topics, RabbitMQ topics, etc).

Sobre a sua segunda pergunta, isso é configurado na aplicação. Em linguagens como Java, por exemplo, você tem algumas anotações que fazem a "mágica" de fazer o polling por você. Veja, por exemplo, a seção "5.2.3 Annotation-driven listener endpoints" da documentação do Spring Cloud: https://cloud.spring.io/spring-cloud-aws/reference/html/#annotation-driven-listener-endpoints - basta anotar o método consumidor e o polling é feito de maneira automática.

Se você quiser gerenciar o polling, precisará utilizar os famosos jobs, seja com quartz, @Scheduled do SpringBoot, entre outros.

Thales, muitíssimo obrigado pela resposta, era o que eu precisava saber. Contudo o link pra doc do Spring Cloud tá errado. Segue o link: https://cloud.spring.io/spring-cloud-aws/reference/html/#sqs-support

Oi, Rodrigo! O copia/cola falhou na hora de te enviar a documentação, rs. Obrigado pela correção. Já editei o post.

Um abraço e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software