Primeiramente, a propriedade transform-origin muda a origem dos eixos x, y e z daquele elemento (cada elemento tem os seus eixos). Além disso, transform-origin: 0 0;
significa posicionar os eixos do elemento no canto superior esquerdo do elemento pai. Mais ainda, as porcentagens, quando usadas na propriedade transform-origin, tomam como base a largura e a altura, respectivamente, do elemento pai. Sabendo de tudo isso, posso explicar alguma coisa.
Quando usamos transform-origin: 50% 160px;
estamos dizendo que a posição dos eixos do nosso elemento deve ficar na metade da largura do elemento pai e a 160px do topo dele. Além disso, são essas coordenadas que especificam a localização do olho do observador da página.
Essa questão é um exercício de imaginação, pense numa paisagem de montanhas, porém com um arbusto na sua frente. Se você se mover para esquerda, o arbusto irá, aparentemente, se mover mais rápido para a direita do que as montanhas, porque ele está mais próximo. Da mesma forma, se você se agachar, o arbusto irá subir mais rápido do que as montanhas. A cada movimento que você faz, o seu transform-origin está mudando, pois o seu olho está se movendo. Porém, como esse não é o caso do curso, é melhor ir para o caso de um ônibus numa estrada com paisagem de montanhas, você estará "parado" (transform-origin constante) e a paisagem estará se movendo (scroll da página), vale a mesma coisa para objetos que estão próximos e longes (as montanhas estarão "lentas" e os arbustos "rápidos").
Então, colocar o olho do observador no meio da paisagem é interessante, pois o efeito paralaxe será simétrico. Não haverá diferença de velocidade comparando esquerda e direita. Já os 160px do topo são mais por meio de testes que chegamos a valores interessantes. Como as palavras estão na parte do topo, o instrutor achou interessante posicionar o olho do observador perto do topo. Provavelmente foi um valor que dá mais ou menos no meio do cabeçalho. Dessa forma, o olho do observador ficaria praticamente no meio do cabeçalho tanto na horizontal quanto na vertical, realmente no centro.