1
resposta

Como arrumar esse problema?

Eu tenho um repositório "Alura" que dentro dele tem as pastas de cada formação e dentro de cada pasta tem os ubmódulos q são os cursos. Pro curso q estou fazendo agora eu fiz um fork do projeto do professor e fiz um "git submodule add..." e adicionei ele lá, não dei commit nem nada. Depois q terminar o curso quero deletar esse submódulo e fazer de novo o "git submodule add...", pois durante o curso eu fui mexendo pra testar e nao quero mais essas coisas. O problema é q não é simplesmente deletar o submódulo por meio da interface gráfica do Windows, pq fiz isso outra vez e deu problema. Então qual é o passo a passo pra fazer isso?

1 resposta

Olá, Luidi! Como vai?

Realmente importante remover submódulos corretamente para evitar problemas futuros no seu repositório. Aqui está um passo a passo para remover um submódulo no Git:

1. Remova a entrada do submódulo do arquivo .gitmodules:
    Abra o arquivo .gitmodules na raiz do seu repositório e remova a entrada correspondente ao submódulo que você deseja deletar.

2. Remova a entrada do submódulo do arquivo .git/config:
    Você também precisará remover a configuração do submódulo que fica no arquivo .git/config. Procure pela seção [submodule "nome_do_submodulo"] e remova-a.

3. Remova o diretório do submódulo:
    Agora, você pode remover o diretório do submódulo com segurança usando o comando:

git rm --cached caminho/para/o/submodulo

Isso remove o submódulo do índice do Git, mas não do sistema de arquivos. Para deletá-lo do sistema de arquivos, você pode usar:

rm -rf caminho/para/o/submodulo

4. Commit das mudanças:
    Após remover o submódulo, faça um commit das mudanças:

git commit -m "Remove submódulo nome_do_submodulo"

5. Remova a referência do submódulo:
    Por fim, remova a referência do submódulo do diretório .git/modules:

rm -rf .git/modules/caminho/para/o/submodulo

Seguindo esses passos, você deve conseguir remover o submódulo sem problemas. Quando quiser adicioná-lo novamente, basta usar o comando git submodule add como fez anteriormente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.