1
resposta

[Dúvida] Instalação dos drives do SQLite no Windows e Ubunto

por que a instalação no windows parece mais complicado tendo mais passos?
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Luidi, tudo bem?

A diferença na quantidade de passos acontece principalmente pela forma como cada sistema operacional gerencia pacotes e ferramentas de linha de comando.

Gerenciamento de pacotes:

  • Linux (Ubuntu/WSL): Sistemas baseados em Debian já possuem um gerenciador de pacotes nativo muito direto. Com apenas um comando como sudo apt install sqlite3, o sistema baixa, descompacta, instala e já configura o programa para você.
  • Windows: Nativamente, o Windows não faz esse processo de instalação automática para ferramentas de terminal como o SQLite. Por isso, você precisa fazer o download manual no site oficial, escolher o binário correto e descompactar os arquivos em uma pasta específica.

Variáveis de ambiente (O famoso PATH)

  • Linux: Quando você instala algo via apt, o sistema automaticamente coloca o executável em pastas que o terminal já monitora.
  • Windows: Como você está criando uma pasta manual (como C:\sqlite3), o Windows não sabe sozinho que deve procurar comandos ali. É necessário entrar nas configurações avançadas do sistema e adicionar esse caminho manualmente na variável PATH para que, ao digitar sqlite3 no CMD, o computador saiba onde o arquivo está guardado.

No seu caso, como está usando o WSL, você acaba aproveitando essa facilidade do Linux de resolver tudo com apenas uma linha de comando.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!