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Como agir no caso mais extremo de todos?

Todos os exemplos de conflitos deste curso são baseados em casos onde os motivos dos conflitos são majoritariamente causados por fatores externos, alheios a vontade real da pessoa. Gostaria de saber o que fazer quando, durante uma análise de conflito existente, nos depararmos com a maldade, a mentira, a má intenção em uma das partes. O que fazer quando ficar provado que uma pessoa agiu com intenção de causar o mal, e não for uma pessoa confiável, ou seja, como agir no caso mais extremo?

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Marcos,

Provavelmente está é uma das situações mais complicadas pela qual um líder pode passar, pois geralmente todos os esforços são focados na criação de um grupo colaborativo e integrado.

Acredito que neste caso o mais correto seria parar e se afastar um pouco da situação para ter um olhar um pouco mais desvinculado de emoções que possam ter surgido naquele momento.

Depois, conversar com a pessoa de forma transparente passando para ela quais as atitudes que se espera para um profissional da equipe e informando que a atitude daquele momento foi o contrário do que se espera.

É importante ouvir a pessoa e lhe apontar os pontos que precisa melhorar.

No entanto, se a atitude é recorrente fica complicada a convivência, então eu particularmente sugeriria a realocação da pessoa ou, em casos mais extremos, o desligamento.

Boa sorte!