1
resposta

Como a TI é encarada na organização em que você atua?

Olha atualmente acredito que como outros alunos aqui neste fórum descreveram, a organização encara o T.I como um extintor de incêndio, onde é só para apagar o fogo e pouco se coloca a importância no negocio e o investimento de tecnologia na produtividade e até visando o mundo tecnológico como está impactando na empresa, além de não se importar como situações e tempo de vida de hardware, fora a cobrança que o setor deve evoluir ou crescer e descobrir novas tecnologias para desenvolvimento de software, mas sem um investimento adequado para com os colaboradores de TI ou algum tipo de motivação.

Este curso mesmo que faço é movido por motivação própria e crescimento profissional e me está me ajudando a ter uma visão de gestão que não tem na empresa de forma muito eficaz, confesso que estou gostando muito !

E uma duvida que tenho é qual a melhor forma de encarar o colaborador ou cliente com situações que citei ? quando o não resultado ou problemas referente a falta de investimento chegam a estes pontos ?

1 resposta

Oi Fernando! Tudo bem?

Esse é um desafio comum em muitas organizações que ainda não perceberam o potencial estratégico da TI. Para lidar com essa situação, tanto com colaboradores quanto com clientes, é importante adotar algumas estratégias:

1. Educação e Comunicação: Esclareça o papel estratégico da TI para a organização. Isso pode ser feito por meio de apresentações, workshops ou relatórios que demonstrem como a tecnologia pode agregar valor ao negócio.

2. Demonstração de Valor: Sempre que possível, mostre exemplos concretos de como a TI pode melhorar processos, aumentar a eficiência ou criar novas oportunidades de negócios. Por exemplo, se a TI implementou uma nova ferramenta que reduziu o tempo de resposta ao cliente, compartilhe esses resultados com a equipe e a liderança.

3. Alinhamento com os Objetivos de Negócio: Trabalhe para alinhar os projetos de TI com os objetivos estratégicos da empresa. Quando a TI está claramente conectada aos resultados de negócios, é mais fácil justificar investimentos e mudanças necessárias.

4. Feedback e Melhoria Contínua: Crie canais para receber feedback dos colaboradores e clientes sobre os serviços de TI. Use esse feedback para melhorar continuamente e mostrar que a TI está comprometida com o sucesso da organização.

5. Advocacia Interna: Identifique aliados dentro da organização que compreendam o valor da TI e possam ajudar a promover essa visão junto à liderança.

Essas ações podem ajudar a mudar a percepção da TI dentro da organização, transformando-a de um centro de custo para um centro de resultado.

Bons estudos!