Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Comando movimento está vazio

Bom dia Galera,

Quando fui iniciar o jogo no Scratch vi que meu menu não estava igual do professor e notei que o comando movimento está vazio, como faço para solucionar? desde que fiz meu cadastro já estava assim.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá Daniella, como vai?

O que aconteceu é que você acabou desenhando a bolinha dentro da parte de cenário, e como o cenário aí é estático não tem as opções de movimento. Vou te mostrar como corrigir:

1 - Corrigindo cenário

O cenário do pong é uma tela toda de uma cor só, então para corrigir isso você precisa apagar a bolinha que você desenhou lá. Para isso você vai selecionar seu cenário na área de Palco no canto inferior direito, depois vai na aba Cenários e com a setinha de Selecionar ativada vai clicar na bolinha e depois em seguida em Apagar, como no exemplo abaixo:

Indicação dos passos para excluir a bolinha do cenário

2 - Criação dos ator bolinha

Os itens que trabalhamos no Scratch são chamados de Atores e para conseguirmos fazer as movimentações e outros detalhes de código, precisamos criar os atores bolinha e raquetes.

Para desenhar a bolinha que você vai utilizar no projeto basta ir em Selecione um ator no canto inferior direito e clicar em Pintar para abrir a tela de desenho:

Indicação de como pintar um novo ator no Scratch

Com a tela de desenho aberta você vai selecionar o item de Círculo e desenhar a bolinha na área. Aqui temos duas informações importantes:

  • Para funcionar melhor no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda, para isso você pode segurar a tecla Shift do teclado enquanto desenha a bolinha;
  • Outra questão é que todos os atores precisam estar alinhados ao centro da tela de desenho para funcionarem corretamente. Então após desenhar a bolinha do tamanho que você quiser, você vai na ferramenta Selecionar, clica e segura na bolinha e vai arrastando até o centro da tela de modo que o + do centro da bolinha esteja exatamente em cima do + do centro da tela de desenho, como no exemplo abaixo:

Indicação de desenho da bolinha no centro da tela de desenho

Esse processo é o mesmo que você vai seguir pra criar as raquetes, lembrando que cada um dos itens do jogo (bolinha e raquetes) é um ator diferente, beleza?

Prontinho, depois de fazer isso já vai funcionar normalmente e você vai conseguir prosseguir com o projeto. Testa aí e depois me conta.

Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

 

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!