Bom dia Galera,
Quando fui iniciar o jogo no Scratch vi que meu menu não estava igual do professor e notei que o comando movimento está vazio, como faço para solucionar? desde que fiz meu cadastro já estava assim.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia Galera,
Quando fui iniciar o jogo no Scratch vi que meu menu não estava igual do professor e notei que o comando movimento está vazio, como faço para solucionar? desde que fiz meu cadastro já estava assim.
Olá Daniella, como vai?
O que aconteceu é que você acabou desenhando a bolinha dentro da parte de cenário, e como o cenário aí é estático não tem as opções de movimento. Vou te mostrar como corrigir:
1 - Corrigindo cenário
O cenário do pong é uma tela toda de uma cor só, então para corrigir isso você precisa apagar a bolinha que você desenhou lá. Para isso você vai selecionar seu cenário na área de Palco no canto inferior direito, depois vai na aba Cenários e com a setinha de Selecionar ativada vai clicar na bolinha e depois em seguida em Apagar, como no exemplo abaixo:
2 - Criação dos ator bolinha
Os itens que trabalhamos no Scratch são chamados de Atores e para conseguirmos fazer as movimentações e outros detalhes de código, precisamos criar os atores bolinha e raquetes.
Para desenhar a bolinha que você vai utilizar no projeto basta ir em Selecione um ator no canto inferior direito e clicar em Pintar para abrir a tela de desenho:
Com a tela de desenho aberta você vai selecionar o item de Círculo e desenhar a bolinha na área. Aqui temos duas informações importantes:
+ do centro da bolinha esteja exatamente em cima do + do centro da tela de desenho, como no exemplo abaixo:
Esse processo é o mesmo que você vai seguir pra criar as raquetes, lembrando que cada um dos itens do jogo (bolinha e raquetes) é um ator diferente, beleza?
Prontinho, depois de fazer isso já vai funcionar normalmente e você vai conseguir prosseguir com o projeto. Testa aí e depois me conta.
Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)