4
respostas

Com o roteador (de internet) posso criar uma rede?

Boa noite, assisti os dois primeiros módulos do curso e estou com a seguinte dúvida

Posso criar uma rede de 2 computadores conectando eles diretamente por cabo, para 3 computadores ou mais preciso de um Hub-swicth, conforme dito na vídeo aula... Como o Roteador conectar com vários computadores (tem varias entradas de rede RJ45 atrás) posso usar o mesmo para fazer essa rede além do uso da internet que o mesmo fornece?

outra duvida, no meu notebook não tenho aquela saída do lado referente ao cabo de rede RJ45, mas o meu notebook tem o sinal Wifi que conecta com o roteador, então significa que eu tenho uma placa de Rede "mas" com sinal Wifi - é isso? e eu consigo criar e montar uma rede por Wifi que é a conexão entre meu note e o Roteador?

4 respostas

Olá Fernando, tudo bem?

O roteador caseiro é uma mistura de um roteador com um switch e um ponto de acesso. Normalmente também conta com um Firewall simples.

A função do roteador é conectar uma rede em outra, ou seja, conecta as rotas ou as redes. O switch liga vários equipamentos em uma mesma rede ou serve como passagem de sinal para que as rotas se comuniquem. O ponto de acesso seria um equipamento onde distribui rede wi-fi. Então no fim das contas o roteador caseiro cria uma rede local, mas ele é limitado quanto a alcance, portas e memória (alguns casos tem limite em relação a segurança e robustez do equipamento).

Quanto a segunda dúvida, celulares, notebooks já tem uma interface de rede wi-fi. Computadores desktop também podem ter interfaces wi-fi direto na placa-mãe ou como um slot de expansão. Então a resposta é: sim! Você pode fazer uma rede local com notebooks e celulares que ela será uma rede local.

PS C:\Users\Fabiano> ping 192.168.15.51
Disparando 192.168.15.51 com 32 bytes de dados
Resposta de 192.168.15.51: bytes=32 tempo=73ms TTL=6
Resposta de 192.168.15.51: bytes=32 tempo=56ms TTL=64
Resposta de 192.168.15.51: bytes=32 tempo=57ms TTL=64
Resposta de 192.168.15.51: bytes=32 tempo=2719ms TTL=64
Estatísticas do Ping para 192.168.15.51:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 56ms, Máximo = 2719ms, Média = 726ms 

Este teste fiz comunicando meu notebook com meu celular e os dois dispositivos se comunicam normalmente por fazerem parte da mesma rede.

Espero ter sanado suas dúvidas. Bons estudos!

Tudo bem, e como faço para saber quais são os IPs que os aparelhos como celular, TV Smart, etc estão conectados? como descubro o IP no meu celular assim como outros dispositivos que não é tão clara essa informação como no Computador?

Normalmente em configurações de rede do dispositivo.

Vou te falar sobre meu celular, que é Android 9.0. Fui em configurações > Sistema > Sobre o dispositivo e lá no final tinha as informações de endereços IP e mac.

Mas claro, vai depender de qual dispositivo está procurando a informação. Smart tv, video games, celulares normalmente tem essa informação em alguma configuração de rede ou em alguma tela onde tem informações do sistema.

Para saber onde encontrar essas informações o jeito é procurar pela informação no manual ou ir na base da tentativa e erro.

Legal, obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software