Juliana, o equacionamento de um cenário como este que você expõe passaria pelos seguintes pontos:
- Antes de mais nada, a estratégia corporativa estar definida e comunicada.
- Depois, a organização se certificar de que a estratégia foi bem compreendida.
- Em seguida, serem definidos objetivos e metas claras para atender à estratégia (com uso de OKRs, por exemplo).
- Tais OKRs não podem colidir entre si.
- As pessoas devem se sentir impelidas a atender aos objetivos e colocar o bem do todo acima dos bens individuais.
- Para isto, além de tudo estar claro, o sistema deve levar as pessoas e perceberem vantagem em agir desta forma.
- Um clima de confiança bidirecional deve reinar.
Esta é a teoria. Agora, a realização desta jornada varia muito no espaço e no tempo, constituindo um desafio enorme para todas as organizações. Não há atalhos, nem fórmula mágica. Uma empresa é um sistema extremamente complexo.
O que fazer então? O melhor que cada um puder, na sua área de influência, tentando o diálogo, a discussão produtiva e a colaboração. Importante ressaltar também que nesta dinâmica não há culpados.
Imagino que esta minha resposta possa não ser a mais desejada, mas temos de ser realistas e chegar ao final do dia garantindo que, pelo menos, a parte de cada um foi feita da melhor forma que se conseguiu. Se todos agirem assim, o todo avança.