Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Colaboradores sem objetivo

Que medidas tomar quando os colaboradores sabotam os objetivos propostos pela empresa? Cada um deles busca o seu próprio objetivo e não tem visão e nem organização o suficiente para sustentar o que buscam, tornam o ambiente de trabalho mais difícil, trabalhoso e isso impacta diretamente no nosso desempenho com o cliente, danificando as expectativas deles conosco e criando um buraco no sistema financeiro.

De onde partir para realinhar a missão proposta pela empresa?

3 respostas

Juliana, o equacionamento de um cenário como este que você expõe passaria pelos seguintes pontos:

• Antes de mais nada, a estratégia corporativa estar definida e comunicada.
  • Depois, a organização se certificar de que a estratégia foi bem compreendida.
  • Em seguida, serem definidos objetivos e metas claras para atender à estratégia (com uso de OKRs, por exemplo).
  • Tais OKRs não podem colidir entre si.
  • As pessoas devem se sentir impelidas a atender aos objetivos e colocar o bem do todo acima dos bens individuais.
  • Para isto, além de tudo estar claro, o sistema deve levar as pessoas e perceberem vantagem em agir desta forma.
  • Um clima de confiança bidirecional deve reinar.

Esta é a teoria. Agora, a realização desta jornada varia muito no espaço e no tempo, constituindo um desafio enorme para todas as organizações. Não há atalhos, nem fórmula mágica. Uma empresa é um sistema extremamente complexo.

O que fazer então? O melhor que cada um puder, na sua área de influência, tentando o diálogo, a discussão produtiva e a colaboração. Importante ressaltar também que nesta dinâmica não há culpados.

Imagino que esta minha resposta possa não ser a mais desejada, mas temos de ser realistas e chegar ao final do dia garantindo que, pelo menos, a parte de cada um foi feita da melhor forma que se conseguiu. Se todos agirem assim, o todo avança.

Entendi a resposta, o que não consigo é entender é que no cenário em que me encontro, com mais de 30 filiais, apenas uma delas se comporte completamente fora da linha das demais.

Já investimos em treinamento, em palestras, conversamos com os colaboradores, participamos nas atividades do dia-a-dia para entender as dificuldades de ações e planejamento e parece que não surte efeito. De primeiro momento entendem, se ajustam ao sistema porém não demora muito a todo o avanço regredir.

Eu entendo que diante de algumas dificuldades devemos sentar, conversar e entender o que está havendo para melhorar o todo,

Porém, eu já estou ficando sem saída com relação a essa filial, pensando fortemente em uma mudança radical dos colaboradores.

solução!

Juliana, o exposto é extremamente complexo e faltam-me elementos para fazer uma avaliação. De qualquer forma, entendo que grandes desafios sempre acabam aparecendo para grandes pessoas e lhe desejo êxito na sua condução.