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Codigo do Scratch para Java

Oi glr!! Consegui a bolinha se movimentando e criei a primeira raquete, mas não consegui completar a função movimento raquete, conseguem me ajudar?

busquei pelos keycode, mas não achei como habilitar as flexas para controlar a raquete do lado esquerdo.

<canvas width= "600" height ="400"> </canvas>

<script>
        var velocidade = 1
        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d')

        var marcadorX = 1
        var x = 300
        var marcadorY = 1
        var y = 200

        var rx1 = 10
        var ry1 = 60

    function fundo (){
        pincel.fillStyle="black";
        pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function desenhaCirculo (x,y){
        pincel.fillStyle = "white"
        pincel.beginPath ();
        pincel.arc (x,y,10,0,2*3.14);
        pincel.fill ();
    }

    function limpaCirculo (){
        pincel.fillStyle ="black";
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x,y,20,0,2*3.14)
        pincel.fill();
    }

    function expressãoX (){

        if (x>= 600){
            marcadorX = -velocidade
        }
        if (x<=1){
            marcadorX = velocidade
        }
        x = x + marcadorX
    }

    function expressãoY (){
        if (y >= 400){
            marcadorY = -velocidade
        }    
        if (y <= 1){
            marcadorY = velocidade
        }

        y = y + marcadorY
    }

    function bolinha (){
        limpaCirculo();
        desenhaCirculo(x,y);
        expressãoY ();
        expressãoX ();
    }

setInterval (bolinha, 1);
fundo ();

    function raquete (){
    pincel.fillStyle = "white"
    pincel.beginPath ();
    pincel.fillRect (5,5,rx1,ry1);
    pincel.fill ();
    }

    function limpaRetangulo (){
        pincel.fillStyle = "black";
        pincel.beginPath ()
        pincel.fillRect (0,0,rx1,ry1);
        pincel.fill ();
    }

    function movimentoRaquete (){
        limpaRetangulo ();
        raquete ();
    }
    raquete ();
</script>

Fiz até onde deu sozinha, agora vou seguir com o curso, obrigada se alguém puder ajudar, abs!

1 resposta

Olá, Amanda! Tudo bem contigo?

Parabéns por ter chagado até aí por conta!

Ficou bacana!

Dê uma olhada no código abaixo que acredito que vai te dar uma "luz"

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37
    var cima = 38
    var direita = 39
    var baixo = 40

    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }


    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        if (evento.keyCode == cima) {

            y = y - taxa;

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            x = x - taxa;

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            x = x + taxa;
        }
    }

    document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>

Depois poste para nós vermos como conseguiu resolver ;-)

Espero ter ajudado!

Um abraço e bons estudos!