Bom, completando minha saga aqui no Logica II, venho mostrar meu código!
Ele faz o que a atividade propõe (talvez nao tenha o requinte do professor).
Optei por usar todos os ifs dentro da function lidaComMovimentoDoMouse
para escolher a cor (já que essa funçao tá recebendo o X e Y do mouse) e também ja decidi que , se X e Y do mouse estiverem no X e Y da paleta de cores, a variavel desenha
se torna false
e, portanto, não haverá desenho!
Fica meu código para analise de vcs, companheiros!
<meta charset="UTF-8">
<canvas id='tela' width=600 height=400></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x,y,tamanho,cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x,y,tamanho,tamanho);
}
function desenhaCirculo(x,y,raio,cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho,yQuadrados,tamanhoQuadrados,'red');
desenhaQuadrado(xVerde,yQuadrados,tamanhoQuadrados,'green');
desenhaQuadrado(xAzul,yQuadrados,tamanhoQuadrados,'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x >= xVermelho && x < xVerde && y > yQuadrados && y < tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'red';
}
if(x >= xVerde && x < xAzul && y > yQuadrados && y < tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'green';
}
if(x >= xAzul && x < (xAzul + tamanhoQuadrados) && y > yQuadrados && y < tamanhoQuadrados) {
corAtual = 'blue';
}
if(x >= xVermelho && x <= (xAzul + tamanhoQuadrados) && y > yQuadrados && y < tamanhoQuadrados) {
desenha = false;
}
if(desenha) {
desenhaCirculo(x,y,5,corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.getElementById('tela');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0,0,600,400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>