Solucionado (ver solução)
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Código diferente

Diferente do código do professor Flávio, fiz desta maneira:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green'];
    var indiceCorAtual = 0; //começa com blue

    function desenhaCirculo(evento) {
        if(evento.shiftKey == false) {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
        } else {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);
        }    
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        indiceCorAtual++;
        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false;  // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Há problema em fazer desta forma?

2 respostas
solução!

Olá Helen!

A função desenhaCirculo funciona corretamente como ele pedido no exercício, em questões de funcionalidade não há problema algum, mas olha comigo a resolução do professor:

    function desenhaCirculo(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var raio = 10;
        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {
          raio = raio + 20; 
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

Na parte de comparar se a tecla SHIFT foi pressionada, você replicou muita linha de código.

Funcionar, funcionou.

Não há problemas de funcionalidade, mas de otimização.

Obrigada Realmente, ver todo aquele código me incomodou e me fez pensar que , talvez, se fosse um código maior poderia me dar problemas. Tentei reduzi-lo de uma maneira diferente do professor Flávio mas não consegui.

Obrigada :)