Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

cmd nao compila

toda vez que crio um programa e salvo quando vou compilar no cmd da esse erro javac: file not found: progT.java Usage: javac use -help for a list of possible options

14 respostas

Bom dia Alberto, você verificou se as variáveis de ambiente(PATH), estão certas?

voce pode me ajudar a conferir? fiz todo aquele procedimento no curso de prompt estava rodando normal so que passei um tempo sem compilar nenhum programa e agora que voltei a fazer o curso de java nao to conseguindo compilar eu acho q fiz o procedimento setx do path duas vezes- meu path > C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\Sy stem32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\A TI Technologies\ATI.ACE\Core-Static;C:\Program Files (x86)\AMD\ATI.ACE\Core-Stat ic;C:Users\Cecilio\Desktop\bin;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_144\bin;C:\Program Data\chocolatey\bin;;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_144

As variáveis devem ficar assim:

CLASSPATH = C:\Program Files\Java[b]jdk1.7.0_02\lib;,;[/b]

PATH = C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_02\bin

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0_02

lembrando que a variavel PATH é usada por muitos programas e nao pode ser substituida somente para indicar os binarios do Java, é preciso colocar e acrescentar.

No caso sua versão é 1.8, essa que postei e a 1.7, logo você vai configurar de acordo com sua versão instalada.

posso refazer todas essas variaveis de ambiente no cmd? nao vai dar nenhum tipo de conflito ou problema? acho q a melhor solução seria refazer as variaveis de ambiente

O interessante é revisar! Segue abaixo o caminho:

Windows 7

Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no ícone Computador. Escolha Propriedades no menu de contexto. Clique no link Configurações avançadas do sistema. Clique em Variáveis de Ambiente. Na seção Variáveis de Sistema, localize a variável de ambiente PATH e selecione-a. Clique em Editar. Se a variável de ambiente PATH não existir, clique em Novo. Na janela Editar Variável de Sistema (ou Nova Variável de Sistema), especifique o valor da variável de ambiente PATH. Clique em OK. Feche todas as janelas restantes clicando em OK. Reabra a janela Prompt de comando e execute o código Java.

Windows 10 e Windows 8

Em Pesquisar, procure e selecione: Sistema (Painel de Controle) Clique no link Configurações avançadas do sistema. Clique em Variáveis de Ambiente. Na seção Variáveis do Sistema, localize a variável de ambiente PATH e selecione-a. Clique em Editar. Se a variável de ambiente PATH não existir, clique em Novo. Na janela Editar Variável de Sistema (ou Nova Variável de Sistema), especifique o valor da variável de ambiente PATH. Clique em OK. Feche todas as janelas restantes clicando em OK. Reabra a janela Prompt de comando e execute o código Java.

Verifica se esta certinho lá!!

so esta compilando agora se eu entrar na pasta em que criei o progama

Revisou as variáveis de ambiente?

verifiquei as variaveis de ambiente nao tinha a classpath criei do jeito que voce disse: CLASSPATH = C:\Program Files\Java[b]jdk1.7.0_02\lib;,;[/b] com minha versao java 1.8 porem quando fiz isso nao rodou mais entao apaguei. Agora ta rodando so se entrar na pasta do arquivo

acho q esta faltando algo mais para rodar de qualquer diretorio

O Alberto, roda os seguintes comandos:

javac -version

e

java -version

eles vão exibir quais versões do Java está rodando tanto para compilar quanto para executar.

Caso funcione, sua configuração está correta, o que eu acredito que possa ser o problema é que para rodar você deve ir até o diretório onde você salvou o arquvio .java.

rodei os comandos e apareceu as versoes esta funcionando do diretorio onde salvei o arquivo achei que ia compilar de qualquer diretorio de qualquer forma ja esta rodando da p continuar o curso obrigado!

Para essa versão sua encontrei assim:

JAVA_HOME    Diretório de instalação do JDK, exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_20
CLASSPATH    . (apenas um ponto)
PATH    Provavelmente já existirá em seu sistema com o nome Path, portanto, edite o seu valor adicionando ao final: %JAVA_HOME%\bin; Caso ainda não exista, crie uma nova com o valor %JAVA_HOME%\bin;
solução!

É isso aí Alberto, você deve rodar sempre no diretório onde salvou o arquivo .java.

Que bom que deu certo e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software