1
resposta

Classes estáticas e o padrão Singleton

não é mais fácil e efetivo no C# declarar uma classe como Static ao invés de implementar um Singleton para garantir uma única implementação?

1 resposta

Fala Roberto, tudo bem?

Static e Singleton são muito diferentes em seu uso e implementação. Singleton é um padrão de design que garante que seu aplicativo crie apenas uma instância da classe a qualquer momento.

As classes estáticas são basicamente usadas quando você deseja armazenar uma única instância, dados que devem ser acessados globalmente em todo o seu aplicativo. A classe será inicializada a qualquer momento, mas principalmente é inicializada preguiçosamente. Inicialização lenta significa que ela é inicializada no último momento possível. Há uma desvantagem de usar classes estáticas. Você nunca pode mudar a forma como se comporta depois que a classe é decorada com a palavra-chave estática.

A classe Singleton não exige que você use a palavra-chave estática em todos os lugares. Objetos de classe estática não podem ser passados como parâmetros para outros métodos, enquanto podemos passar instâncias de um singleton como um parâmetro para outro método.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software