Então, ai nesse caso se trata da linguagem de programação. O Python é muito bom, mas deixa a gente mal acostumado com isso, porque lá você cria uma variável sem falar o tipo dela e ele já resolve tudo pra você. Então por exemplo, se fizer assim:
variavel1 = 10 # O Python já sabe que se trata de uma variável do tipo inteiro
variavel2 = "Paulo" # O Python já sabe que se trata de uma variável do tipo string
variavel3 = 10.0 # O Python já sabe que se trata de uma variável do tipo double
Então, sem falar nada das variáveis criadas acima, o Python já sabe os tipos que terão que ser armazenados. Facilitando o nosso lado.
Já no caso da linguagem desse curso, você obrigatóriamente tem que falar o tipo da variável que está sendo criada, porque a linguagem não faz isso automaticamente. Então fazendo esses exemplos:
Integer conta1 = ContaCorrente();
conta2 = ContaCorrente();
No primeiro caso do "conta1" vai dar errado, porque você criou uma variável do tipo "Integer" (ou seja, só recebe valores como -1, 0, 1, 2...) e está recebendo um objeto do tipo "ContaCorrente" nela, que são duas coisas totalmente diferentes.
No segundo exemplo não foi definido o tipo da variável, então o programa não sabe dizer ao computador o quanto de memória ele deve guardar para essa variável, já que cada tipo (Integer, String...) tem tamanhos diferentes. Como não foi definido, vai dar erro.
Resumindo, não é que vai ficar redundante a expressão, porque primeiro está sendo definido o tipo da variável, que é do tipo "ContaCorrente" (imagina como se isso fosse o Integer, Double ou String da vida), e depois ela é inicializada com o "=ContaCorrente()".
Se você não fizer o "=ContaCorrente()", quando for acessar alguma propriedade de "conta" (pra imprimir, modificar ou algo assim) vai dar erro porque os dados que estão sendo acessados ainda não existem, já não foram inicializados ainda.
Acho que a vantagem que teria é que você (programador) sabe exatamente o tipo da variável que foi criada (fica claro no código). Quanto a eficiência eu acredito que não tem muita não.
Ficou um pouco mais claro?