2
respostas

Classe e Objeto

Olá, não entendi a diferença entre classe e objeto.

2 respostas

Fala Bruno,

Cara achei um exemplo:

A classe é um modelo, um planejamento, tal como a maquete de uma casa.

O objeto seria a classe materializada, ou seja, um objeto com os devidos atributos qualificados: uma casa azul, térrea, com garagem, construída em 2015, com valor venal de $ 100.000,00, com área construída de 60m2, etc.

Espero ter ajudado

Abraço

Uma classe é um modelo genérico do que você está criando. Por exemplo, se você está desenvolvendo um app para um banco, você cria uma classe com as características principais que um banco possui, como uma conta. Um banco possui contas e cada conta possui: numero da conta, titular, agencia, saldo e o tipo dela (corrente, poupança...). Você depois que cria pode replicar esse seu modelo genérico e atribuir a cada modelo informações da conta diferente, para cada titular. Fazemos isso por meio de instanciação: new Conta(), quando eu chamo através dessa palavra new eu estou pedindo para a minha classe me fornecer um objeto, que seria uma conta genérica ao qual eu vou atribuir a ela as informações: titular, numero... Além disso uma classe tem comportamentos, uma conta eu posso sacar, depositar, consultar saldo, esses comportamentos são chamados de métodos, eu também posso invocar estes métodos indicando qual dos objetos que eu instanciei inicialmente eu quero usar aquele método. Exemplo para cada objeto que eu instancio eu atribuo um nome pra ele:

conta01 = new Conta(); 
 conta02 = new Conta();

Então se eu quero usar um método da conta 01 eu vou fazer:

conta01.sacar();

Fazendo isso eu estou invocando um método daquele meu objeto. Conclusão: Classe é algo genérico, sem muitas informações exclusivas, já o objeto é a minha classe genérica agora com informações exclusivas que eu passarei pra ela.