1
resposta

Class e Function

não sei se é só comigo mas usar class e function tdo misturado assim deixou o conteudo bem confuso. Entendo a intenção de mostrar como era e como refatorar mas não teria sido melhor fazer tdo com class e no final do curso refatorar tdo?

1 resposta

Olá Edison, como vai você? Espero que esteja bem!

O React permite que você crie componentes tanto como classes quanto como funções, e cada forma tem suas particularidades. O curso optou por mostrar as duas formas para que você possa entender como cada uma funciona e como transitar entre elas.

A refatoração de um componente de classe para um componente funcional (ou vice-versa) é uma tarefa comum no dia a dia de um desenvolvedor React. Por isso, o curso optou por mostrar essa refatoração ao longo das aulas, em vez de deixar tudo para o final.

Vou te dar um exemplo prático para ilustrar: imagine que você está trabalhando em um projeto que foi iniciado há alguns anos, quando os componentes de classe eram mais comuns. Agora, você precisa adicionar novas funcionalidades e opta por criar componentes funcionais, que são a forma mais moderna e atualmente recomendada. Nesse cenário, é muito provável que você precise lidar com componentes de classe e componentes funcionais ao mesmo tempo, e talvez até precise refatorar alguns componentes de classe para transformá-los em componentes funcionais.

Espero que essa explicação tenha esclarecido um pouco a sua dúvida. Lembre-se que a prática leva à perfeição, então continue praticando e experimentando com classes e funções. Com o tempo, você vai se sentir mais confortável para trabalhar com ambos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software