Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Chaves Simétricas x Assimétricas

Então HTTPS começa com criptografia assimétrica para depois mudar para criptografia simétrica. Essa chave simétrica será gerada no início da comunicação e será reaproveitada nas requisições seguintes. Bem-vindo ao mundo fantástico do HTTPS :)

Não entendi o que o professor quis dizer com isso e nem qual a diferença da simétrica pra assimétrica.

4 respostas

Marcelo, a diferença é que a chave simétrica ela é única nas duas pontas, exemplo;

Cliente <> [Decifrar] Chave: 1234 [Decifrar] > Servidor

Então para que possa ser decifrada as chaves precisam ser iguais. A chave simétrica é considerada mais rápida, porem insegura por compartilhar a mesma chave nas duas pontas.

Chave assimétrica;

Existe uma chave publica e uma chave privada, onde a chave pública é usada para encriptar e a privada para desencriptar.

Espero ter ajudado.

Puxa, não entendi :-(

Marcelo, em resumo.

Chave simétrica é a mesma para cifrar e decifrar a mensagem.

E assimétrica é uma chave para cifrar e outra para decifrar.

Obviamente a assimétrica é muito mais segura, pois quem "tranca" a mensagem não pode abrir.

Seria a famosa chave pública, onde todos podem fechar a mensagem, mas só o dono pode abrir com sua chave privada.

solução!

É assim, Marcelo:

Pra eu criptografar um dado, pego uma chave (um texto qualquer), e com essa chave, realizo uma série de operações na informação original.

Usando um algoritmo de chave simétrica, a chave que eu uso pra criptografar é a mesma que eu uso pra descriptografar. Ou seja, só quem tem a exata mesma chave que foi usada pra criptografar, vai conseguir descriptografar esse dado.

Já um algoritmo de chave assimétrica funciona de forma diferente. Quem criptografa o dado usa o que é chamado de chave pública. Quem precisa descriptografar o dado usa o que chamamos de chave privada. É uma chave completamente diferente, e podem existir várias dessas. Ex.: Eu criptografei um documento com a chave pública, e te falei minha chave privada. Mas passei uma outra chave privada pro Victor também. As chaves são diferentes, mas ambos vão conseguir acessar o arquivo.

Espero ter ajudado um pouco.

Abraços!