2
respostas

Chateação ...

Bom, tomando a mim mesmo como referência, chateação nada mais é do que ficar decepcionado comigo ou com alguém que esperava um resultado diferente do que esperava. Então, chateação = frustração me parece uma coisa sensata de se pendar. Mas, com o passar do tempo e cuidando de implementar em mim, em primeiro lugar, o controle de minhas emoções e em segundo ougar entender as emoções alheias vai minimizar muito minha chateação. Com isso, se estabelece graus distintos de chateação ou frustração. Esses graus vai variando ao longo de nossas vidas, mas importante também termos estabelecido até onde podemos nos permitir chateações sem reagir adequadamente quando ela ultrapasse tais limites.

2 respostas

Olá, Valdir. Tudo bem?

Você trouxe uma reflexão muito interessante sobre chateação e frustração, e como o controle emocional pode ajudar a minimizar esses sentimentos. No contexto da aula, a ideia é justamente entender por que ficar chateado pode ser prejudicial e como nossas reações podem impactar negativamente o ambiente ao nosso redor.

Quando você menciona que chateação é igual a frustração, tá tocando em um ponto importante. A frustração geralmente surge quando nossas expectativas não são atendidas, e isso pode gerar uma série de reações emocionais. No entanto, a forma como lidamos com essas emoções é crucial.

Imagine uma situação no trabalho onde algo não saiu como esperado. Se a sua reação for extrema, como socar paredes ou jogar documentos, isso não só prejudica o ambiente, mas também afeta sua imagem profissional. As pessoas ao seu redor podem começar a vê-lo como alguém difícil de lidar, o que pode impactar suas relações e oportunidades futuras.

Por isso, é essencial trabalhar no controle das emoções. Uma prática que pode ajudar é a técnica de respiração profunda. Quando sentir que a chateação está tomando conta, pare por um momento, respire fundo algumas vezes e tente racionalizar a situação. Pergunte-se: "Essa reação vai resolver o problema?" ou "Como posso lidar com isso de uma forma mais construtiva?".

E, entender as emoções alheias, como você mencionou, é fundamental. Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, fica mais fácil compreender suas ações e reações, o que pode reduzir nossa própria frustração.

Um abraço e bons estudos.

Beleza. Obrigado pelos comentários