ola
por alguma razao nao consigo implementar o codigo de chance de errar, fiz como no passo a passo , mas nao obtive resultado
//variaveis da Bolinha
let xBolinha = 400;
let yBolinha = 250;
let diamBolinha = 15;
let raioBolinha = diamBolinha / 2 ;
//velocidade da Bolinha
let xspeedBolinha = 6;
let yspeedBolinha = 6;
// Variavies da Raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let raqueteComprimento = 10
let raqueteAltura = 90
let colidiu = false;
// Variaveis da Raquete Oponente
let xRaqueteOponente = 585
let yRaqueteOponente = 150
let VelocidadeYOponente
// Placar do Jogo
let pontosCasa = 0;
let pontosFora = 0;
// Sons do Jogo
let raquetada
let ponto
let trilha
// chance De Errar
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
colisaoBolinha();
mostraraquete(xRaquete, yRaquete);
MovemyRaquete();
//ColisaoRaquete();
VerificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
VerificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
mostraraquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
moveRaqueteoponente();
Marcador();
MarcaPonto();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raioBolinha < 0){
xBolinha = 23
}
}
function Marcador(){
stroke(255)
textAlign (CENTER)
textSize (20)
fill(color(255, 140, 0));
rect (150,10, 40, 20)
fill(255)
text (pontosCasa,170, 26)
fill(color(255, 140, 0));
rect ( 450, 10, 40, 20)
fill(255)
text (pontosFora, 470, 26)
}
function MarcaPonto (){
if (xBolinha > 595) {
pontosCasa +=1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){pontosFora +=1;
ponto.play();
}
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diamBolinha);
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha += xspeedBolinha
yBolinha += yspeedBolinha
}
function colisaoBolinha (){
if (xBolinha + raioBolinha> width ||
xBolinha - raioBolinha< 0){
xspeedBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raioBolinha> height ||
yBolinha - raioBolinha< 0){
yspeedBolinha *= -1;
}
}
function mostraraquete (x, y){rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function MovemyRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){yRaquete -= 10;}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10;}
}
function moveRaqueteoponente(){
VelocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30
yRaqueteOponente += VelocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculachanceDeErrar()
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosCasa >= pontosFora) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function ColisaoRaquete (){
if (xBolinha - raioBolinha < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raioBolinha < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raioBolinha > yRaquete)
xspeedBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
function VerificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu= collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raioBolinha);
if (colidiu){
xspeedBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}