Dei uma melhora no cálculo de chance de erro do oponenete, mas mesmo assim não consegui chegar a uma forma em que o oponente cometa erro mais facilmente. E tem vezes que a bolinha da uma bugada atras da raquete, segue o código para que se alguem puder me dizer onde eu errei pois andei revisando e nçao consegui achar meus erros.
//variáveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 140;
let comprimentoRaquete = 10;
let larguraRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente = 0;
let chanceErrar = 0;
let colidiu = false;
//placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600,400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, comprimentoRaquete, larguraRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceErrar;
calculaChanceErrar();
}
function calculaChanceErrar() {
if (meusPontos > pontosOponente && chanceErrar > 0) {
chanceErrar -= 15;
} else if (pontosOponente > meusPontos && chanceErrar < 60) {
chanceErrar += 30;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle (x, y, comprimentoRaquete, larguraRaquete,xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(18);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha>590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
desde já agradeço