Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Chamar função

Olá, pessoal, uma dúvida sobre as funções, em outras linguagens é possível chamar a função sem vinculá-la a uma variável. Em php, sempre deve-se passá-la a uma variável, então? Testei chamar somente a função com os parâmetros e realmente não funcionou.

Achei estranho declarar uma das chaves do array como uma função, a impressão que dá é que o valor dela será atribuído à chave.

2 respostas
solução!

Oi Giovani,

Inicialmente achei que tivesse falando sobre funções anônimas, mas olhando rapidamente o texto da aula em que você refere a sua dúvida acho que está fazendo uma pequena confusão :)

É possível sim chamar uma função sem atribuir o seu retorno a uma variável, mas para ver o valor retornado é preciso chamar a função dentro de algum comando de saída , do contrário a função irá executar as tarefas mas não te exibirá nada. Por exemplo:

function soma($num1, $num2){
    return $num1+$num2;
}

var_dump(soma(2,3));

//isso irá imprimir o número 5 e o tipo de retorno

Pelo que notei também, na aula o Mestre Vinicius não atribui uma função para a chave do array mas sim o resultado dessa função. Basicamente ele está atribuindo o valor retornado da função para o índice desse array. Seguindo a mesma lógica do exemplo acima:

$array = [];

$array['primeiro_valor'] = soma(2,3);
// ou uma outra forma...
$array[
'primeiro_valor' => soma(2,3), 
'segundo_valor' => soma(5,5)
];

echo $array['segundo_valor'];
//isso irá imprimir na tela o valor 10;

Consegui esclarecer a dúvida? Posso ter cometido algum equívoco por que apenas olhei rapidamente o texto da aula para te ajudar. Qualquer coisa estou à disposição.

Oi, Diego, realmente, eu me equivoquei. Revi as aulas e sua resposta e entendi direito que era uma atribuição do valor retornado :)

Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software