Oi Allef, certificações possuem seu valor, mas no geral, se falando de mercado, é preferível que você tenha experiência do que uma certificação.
Na Alura, se não estou enganado, recebemos feedbacks de pessoas que conseguiram uma vaga apenas com o que aprenderam aqui. Claro, com esforço de estudo e prática.
Recomendo ouvir o episódio 31 do hipsters.tech que fala sobre carreira, faculdade, certificação, etc: https://hipsters.tech/carreira-em-tecnologia-hipsters-31
Só pra ter uma ideia...
A linguagem que vai escolher depende bastante. Se você gosta de JavaScript e perto de onde você mora, tem vagas nessa linha, por que não? Java? C#? Python? A linguagem vai depender muito do que você pretende trabalhar. Dependendo da área, uma linguagem vai ser mais popular ou ter mais vagas na sua região.
Falo pra você considerar a sua região, por que você vai precisar arrumar a vaga mais próxima para adquirir experiência depois de ter uma base bem formada nos estudos. Acredito que você tem chances sim, basta estudar, se dedicar, praticar um bocado e aplicar para a vaga! E se uma não der certo? Tenta a próxima!
Front-end, não é sinal de design. Para front-end, você está codificando como se estivesse codificando em qualquer outra linguagem. Temos ótimos front-enders que não entendem de design e temos ótimos designers que não entendem front-end. São duas áreas diferentes que se completam na produção de um produto web/site.
Você pode sim, ter um pouco dos dois ou apenas um mesmo. O Diego Eis comenta no seu livro na casa do código que existem dois tipos de front-enders: O que está mais perto do design e o que está mais perto da programação. Veja, ele não diz que o que está mais perto da programação tem criatividade com estilos, etc.