Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Certificação Node.js

Oi, boa noite!

Estou com uma grande dúvida: acabei de terminar o curso de Node e gostei bastante, gostaria de investir em uma certificação, poderiam me sugerir por onde começar? Para arrumar um emprego trabalhando com Node, o que o mercado mais valoriza, por onde posso começar a procurar? O mercado de Javascript é tão promissor quanto o de Machine Learning, por exemplo?

Desculpem a enxurrada de dúvidas!

Obrigado!

4 respostas

Oi Allef, tudo bem? Sobre a certificação, eu nem sabia que existia, mas a Node Foundation, possui uma https://foundation.nodejs.org/resources/certification

Acho que o melhor caminho é você ler a respeito dela. O que cai no exame tanto no site, quanto neste tópico do Quora: https://www.quora.com/Which-is-the-best-Node-js-certification

Acho que eu não recomendaria, mas fique a vontade! Você vai precisar estudar a fundo a documentação e entender bem o Node em si, e não as bibliotecas que fizeram para ele como o Express.

Basicamente, qualquer vaga de front-end hoje em dia te dar uma oportunidade pra trabalhar com Node. A maioria das ferramentas para front hoje trabalham com node. Isso inclui até mesmo o React, Angula e Vue.

Acho um pouco difícil você encontrar uma vaga que seja específica para node. Pra ver as vagas, você pode acessar o hipsters.jobs e olhar as vagas de front, é onde é mais comum encontrar o Node.

Machine Learning é muito amplo. JavaScript pode ser usada para machine learning também. Note que Machine Learning não define a linguagem que você vai usar, então você pode usar Java, Python,

A comunidade pode ser mais forte em uma linguagem que em outra. Mas é isso ai.

Desculpe a demora! Obrigado Warderson!

Meus colegas costumam dizer que o mercado valoriza muito as certificações. Isso é verdade? Para ingressar na área de back-end (acho que tem mais a ver com o Node), Javascript é um bom caminho ou deveria investir mais em linguagens como c# ou python?

Para uma vaga de analista Jr., sem certificações e apenas como os cursos da Alura, por exemplo, quais seriam as minhas chances no mercado?

Front-end é sinônimo de design? Isso me preocupa, pois não sou tão criativo para trabalhar com estilos haha

solução!

Oi Allef, certificações possuem seu valor, mas no geral, se falando de mercado, é preferível que você tenha experiência do que uma certificação.

Na Alura, se não estou enganado, recebemos feedbacks de pessoas que conseguiram uma vaga apenas com o que aprenderam aqui. Claro, com esforço de estudo e prática.

Recomendo ouvir o episódio 31 do hipsters.tech que fala sobre carreira, faculdade, certificação, etc: https://hipsters.tech/carreira-em-tecnologia-hipsters-31

Só pra ter uma ideia...

A linguagem que vai escolher depende bastante. Se você gosta de JavaScript e perto de onde você mora, tem vagas nessa linha, por que não? Java? C#? Python? A linguagem vai depender muito do que você pretende trabalhar. Dependendo da área, uma linguagem vai ser mais popular ou ter mais vagas na sua região.

Falo pra você considerar a sua região, por que você vai precisar arrumar a vaga mais próxima para adquirir experiência depois de ter uma base bem formada nos estudos. Acredito que você tem chances sim, basta estudar, se dedicar, praticar um bocado e aplicar para a vaga! E se uma não der certo? Tenta a próxima!

Front-end, não é sinal de design. Para front-end, você está codificando como se estivesse codificando em qualquer outra linguagem. Temos ótimos front-enders que não entendem de design e temos ótimos designers que não entendem front-end. São duas áreas diferentes que se completam na produção de um produto web/site.

Você pode sim, ter um pouco dos dois ou apenas um mesmo. O Diego Eis comenta no seu livro na casa do código que existem dois tipos de front-enders: O que está mais perto do design e o que está mais perto da programação. Veja, ele não diz que o que está mais perto da programação tem criatividade com estilos, etc.

Muito obrigado pelas dicas Wanderson! Vou refletir sobre tudo isso.

Um abraço!